Desenvolvimento Regional

CDR pretende focar na geração de empregos em 2020

01:42CDR pretende focar na geração de empregos em 2020

Transcrição LOC: A COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO APRESENTOU O BALNAÇO DE ATIVIDADES DE 2019 LOC: E OS SENADORES DESTACARAM A PRIORIDADE NA GERAÇÃO DE EMPREGO PARA 2020. REPORTAGEM DE JOSÉ ODEVEZA. (Repórter) Em 2019 a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo analisou 38 Projetos de Lei, 61 requerimentos dos parlamentares e foram realizadas 23 audiências públicas, além de um ciclo de palestras sobre economia solidária em Salvador, na Bahia. Na avaliação do presidente da Comissão, senador Izalci Lucas do PSDB do Distrito Federal, o projeto de maior sucesso e que deve ser expandido em 2020 são os Centros de Desenvolvimento Regional, onde por meio de projetos locais são pensadas alternativas de desenvolvimento sustentável para a região. (Izalci Lucas). Eu acho que para resolver a questão de geração de emprego e renda a gente precisa realmente transformar o CDR em uma política pública de estado e a gente tem conseguido pelo menos sensibilizar muitos atores né, como Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério da Educação, tem agora também o próprio Ministério Desenvolvimento Regional. Então os resultados dos pilotos foram muito bons, então tem uma perspectiva muito boa de implementação do CDR’s e o que a gente pretende agora é expandir isso para o resto do país. (Repórter) Na mesma linha do senador Izalci, o senador Plínio Valério do PSDB do Amazonas enfatizou a necessidade de que em 2020 a Comissão continue pensando formas de diminuição do desemprego no país. (Plínio Valério). A palavra-chave é emprego e renda. Eu acho que 2020 é emprego e renda, então aqui os projetos as audiências públicas foram no sentido de provocar, de estimular, incentivar e até de criar mesmo, mostrar caminhos para que esse país possa arrumar emprego para essa multidão de desempregados. (Repórter) Atualmente os Centros de Desenvolvimento Regional estão presente na Paraíba, São Paulo, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) apresentou nesta quarta-feira (18) o balanço de atividades de 2019. Ao todo foram analisados 38 Projetos de Lei, 61 requerimentos dos parlamentares e realizadas 23 audiências públicas, além de um ciclo de palestras sobre economia solidária em Salvador, na Bahia. Senadores destacaram prioridade na geração de emprego para 2020. Confira reportagem completa de José Odeveza da Rádio Senado.

TÓPICOS:
Amazonas  Bahia  CDR  Ciência e Tecnologia  Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo  Desemprego  Desenvolvimento  Desenvolvimento Regional  Distrito Federal  Economia  Educação  Emprego  Ministério da Educação  Paraíba  Política  PSDB  Regional  Rio Grande do Sul  São Paulo  Senador Izalci Lucas  Senador Plínio Valério  Tecnologia  Turismo 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo