CDR e CE vão debater causas das disparidades nas notas do Enem — Rádio Senado
Educação

CDR e CE vão debater causas das disparidades nas notas do Enem

No Exame Nacional do Ensino Médio - Enem de 2014 apenas 93 escolas públicas entraram na lista das mil com as melhores notas - menos de 10% do total. Para apurar as causas dessas disparidades, nas diferentes regiões do Brasil e entre escolas públicas e particulares, o senador Davi Alcolumbre (DEM – AP) solicitou uma audiência pública a ser promovida conjuntamente pelas comissões de Desenvolvimento Regional e Turismo e de Educação, Cultura e Esporte.

Para o senador, o resultado mostra que o Estado tem fracassado na gestão da escola pública e no dever de ensinar e transmitir conhecimento. A audiência, com data a ser marcada, deverá ter como convidados representantes do Instituto Anísio Teixeira; do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e do Movimento Todos pela Educação.

11/09/2015, 12h19 - ATUALIZADO EM 11/09/2015, 13h07
Duração de áudio: 01:43
Wilson Dias/ABr

Transcrição
LOC: APURAR AS CAUSAS DAS DISPARIDADES NAS NOTAS DO ENEM - EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO - NAS DIFERENTES REGIÕES DO BRASIL E ENTRE ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES. LOC: ESSE É O OBJETIVO DA AUDIÊNCIA PÚBLICA QUE VAI SER PROMOVIDA CONJUNTAMENTE PELAS COMISSÕES DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO E DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE. REPÓRTER NARA FERREIRA. TEC: Autor do requerimento aprovado na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, o Senador Davi Alcolumbre, do Democratas do Amapá, afirmou que há uma discrepância assustadora nas notas do ENEM entre escolas públicas e privadas, e entre as regiões do País. Segundo ele, 29 das 100 melhores escolas brasileiras estão em São Paulo, e são na maioria escolas particulares com mensalidades altas. Para o senador, o resultado mostra que o Estado tem fracassado na gestão da escola pública e no dever de ensinar e transmitir conhecimento. Ele lembrou que no Enem de 2014 somente noventa e três escolas públicas entraram na lista das mil com as melhores notas - menos de 10% do total. (ALCOLUMBRE) Ainda que escolas fora do eixo sudeste tenham se destacado no desempenho na edição de 2014 do ENEM, conforme os dados apontados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, as médias nacionais apontam para uma diferença abissal entre estados, regiões e, sobretudo, entre escolas públicas e privadas. (REP) Davi Alcolumbre também questiona se o Enem, por si só, é suficiente para um diagnóstico correto do desempenho dos estudantes. No ranking mundial de qualidade de educação, divulgado em maio pela OCDE, o Brasil ficou na posição 60 entre setenta e seis países. No topo da lista estão os asiáticos: Cingapura, Hong Kong e Coréia do Sul. A audiência, com data a ser marcada, deverá ter como convidados representantes do Instituto Anísio Teixeira; do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e do Movimento Todos pela Educação. Da Rádio Senado, Nara Ferreira.

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