Audiência pública

CDR debate na Bahia possibilidades da economia solidária

01:49CDR debate na Bahia possibilidades da economia solidária

Transcrição LOC: A COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO DEBATEU O DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA SOLIDÁRIA NO BRASIL. LOC: A AUDIÊNCIA ACONTECEU NA ASSEMBLEIA ESTADUAL DA BAHIA. A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE: (Repórter) Economia solidária é um termo usado para representar atividades econômicas geralmente feitas de forma coletiva, com governança compartilhada e transparente e distribuição igualitária e equilibrada dos recursos arrecadados. A Comissão de Desenvolvimento regional e turismo debateu o tema na Assembleia estadual da Bahia. O representante do governo baiano, o secretário do trabalho Davidson Magalhães, afirmou que a economia solidária atualmente deve ser pensada em escala global, com os impactos que já podem ser percebidos nas maiores economias do mundo: (Davidson Magalhães) Uma economia solidária onde as pessoas se constituem, se articulam através de cooperativas. Um dos exemplos mais interessantes resultado das cooperativas é a própria China, se fala muito sobre o planejamento, desenvolvimento econômico da China, a força das estatais, mais isso está integrado com o trabalho muito forte de cooperativismo, que é a essência das ações da economia solidária. (Repórter) O Senador Jaques Wagner, do PT da Bahia, afirmou este é apenas o primeiro de uma série de encontros sobre o assunto. Wagner ainda destacou outras iniciativas em análise no congresso para o desenvolvimento da economia solidária: (Jaques Wagner) E a proposta é fazer cinco audiências como essa, a maioria delas no Nordeste, estamos criando o prêmio Paul Singer de economia solidária, colocamos a PEC que coloca a Economia solidária dentro do capítulo da economia nacional. E já está na pauta do senado o PL que saiu da Câmara dos Deputados que cria a política nacional da economia solidária dando uma institucionalidade maior a todos os empreendimentos de economia solidária (Repórter) Paul Singer foi um economista, falecido em 2018, que se dedicou ao estudo da economia solidária. A criação de um diploma com o seu nome já foi aprovada na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado e aguarda análise da comissão diretora.

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo debateu a economia solidária em audiência pública na Assembleia Estadual da Bahia. O senador Jaques Wagner (PT-BA) apontou uma série de iniciativas em debate no Congresso sobre o assunto. A reportagem é de Rodrigo Resende, da Rádio Senado.

TÓPICOS:
Bahia  Câmara dos Deputados  China  Comissão de Assuntos Econômicos  Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo  Cooperativismo  Desenvolvimento  Desenvolvimento Regional  Economia  Política  PT  Regional  Senador Jaques Wagner  Trabalho  Turismo 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo