CDR debate anúncio de fechamento de agências de bancos postais dos Correios — Rádio Senado
Audiência pública

CDR debate anúncio de fechamento de agências de bancos postais dos Correios

O anúncio do fechamento de agências de bancos postais dos Correios foi debatido em audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), nesta terça-feira (26). Representantes dos Correios, do Banco do Brasil e de trabalhadores do setor falaram sobre as consequências da medida e tentaram encontrar alternativas para reverter o encerramento das atividades. Um dos argumentos para a interrupção do serviço é a falta de segurança. A presidente do colegiado, senadora Fátima Bezerra (PT-RN), avaliou que a decisão vai prejudicar, principalmente, os moradores de cidades do interior. As agências de bancos postais serão fechadas no próximo dia 11 de outubro. De acordo com Fátima Bezerra, a CDR deve promover outra audiência pública sobre o assunto antes dessa data.

26/09/2017, 20h08 - ATUALIZADO EM 26/09/2017, 22h27
Duração de áudio: 02:00
Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) realiza audiência pública interativa para discutir fechamento de agências de Bancos Postais dos Correios. Entre os convidados estão os presidentes dos Correios e do Banco do Brasil, e representante dos trabalhadores dos Correios.

Mesa (E/D):
Vice-presidente do Banco do Brasil, Walter Malieni Júnior;
Presidente da CDR,senadora Fátima Bezerra (PT-RN);
Presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Guilherme  Campos;
Secretário geral da Federação nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (FENTECT) , José Rivaldo da Silva.   

Foto: Pedro França/Agência Senado
Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: O ANÚNCIO DE FECHAMENTO DE AGÊNCIAS DE BANCOS POSTAIS DOS CORREIOS FOI DEBATIDO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL. LOC: OS REPRESENTANTES DAS INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES APRESENTARAM UMA PROPOSTA QUE PRETENDE REVERTER O ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES. REPÓRTER MARINA FERREIRA. (Repórter) O anúncio do fim das atividades bancárias do Banco do Brasil em agências dos Correios foi tema de audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Regional. A reunião foi solicitada pela presidente do colegiado, senadora Fátima Bezerra, do PT do Rio Grande do Norte, e contou com representantes dos Correios, do Banco do Brasil e de movimentos de trabalhadores do setor. Eles apresentaram as consequências do término da prestação do serviço do banco estatal em mil e trezentas agências postais, o que deve acontecer a partir do dia 11 de outubro. Um das justificativas dos Correios para o encerramento da atividade bancária nos postos dos Correios é a falta de segurança. Para a senadora Fátima, essa situação prejudicará principalmente os moradores de cidades do interior do país. (Fátima Bezerra) Significa literalmente a gente privar a população de um serviço básico, essencial, que é o serviço bancário. O fechamento das agências em municípios onde não existe nenhuma agência bancária inibirá a circulação de dinheiro nessas cidades o que acarretará brusca queda no comércio local, desemprego e desequilíbrio financeiro. (Repórter) Fátima destacou que tentará buscar alternativas para reverter a interrupção dos serviços bancários nas agências. Uma das soluções encontradas entre os participantes da audiência foi a contratação de vigilantes para as agências. O presidente dos Correios, Guilherme Campos, declarou que a empresa não teria condições financeiras de pagar o salário desses profissionais. (Guilherme Campos) Os Correios não têm condição de assumir o pagamento de vigilantes nos estados onde isso virou uma obrigação legal. Logo estarei encerrando a atividade de banco postal nas agências dos Correios, que permanecerão aberta cumprindo a sua obrigação de universalização dos serviços postais. (Repórter) Guilherme Campos apresentou uma proposta onde o Banco do Brasil e os Correios dividiriam os custos da segurança de forma proporcional a partir dos lucros de cada instituição. A senadora Fátima Bezerra afirmou que a comissão deve promover outra audiência pública sobre o assunto antes do dia 11 de outubro. RDR 43/2017

Ao vivo
00:0000:00