CDR cobra conclusão das obras de transposição e a revitalização do Rio São Francisco — Rádio Senado
Comissões

CDR cobra conclusão das obras de transposição e a revitalização do Rio São Francisco

Em audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), senadores cobraram do governo federal a conclusão das obras de transposição do Rio São Francisco. O autor do pedido para a reunião, senador Otto Alencar (PSD-BA) lembrou que, tão importante quanto a transposição, é a revitalização da bacia do Rio. A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, considera responsabilidade do governo federal alocar os recursos necessários para o projeto. O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, disse que a ideia é implementar no São Francisco o mesmo modelo usado no plano de revitalização do Rio Araguaia, um projeto em parceria do governo federal com os estados da região. A reportagem é de Celso Cavalcanti, da Rádio Senado.

12/06/2019, 15h31 - ATUALIZADO EM 12/06/2019, 15h36
Duração de áudio: 02:34
Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) realiza audiência pública interativa para tratar sobre o atual estado do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF), com a participação, entre outros, do ministro do Desenvolvimento Regional, da governadora do Rio Grande do Norte e do presidente da Companhia Desenvolvimento Vale São Francisco (Codevasf). 

À bancada, em pronunciamento, governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT).

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: SENADORES COBRARAM DO MINISTRO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL A CONCLUSÃO DAS OBRAS DE TRANSPOSIÇÃO E TAMBÉM A REVITALIZAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO. LOC: O ASSUNTO FOI DEBATIDO, NESTA QUARTA-FEIRA, EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI: TÉC: A transposição de parte das águas do Rio São Francisco tem como objetivo garantir o abastecimento a 12 milhões de pessoas nos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Durante a audiência no Senado, o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, relatou que o primeiro eixo, o leste, já foi entregue em 2017, enquanto o eixo norte está com 97% das obras concluídas. Ele disse que o Ministério ainda aguarda a liberação de novos recursos do orçamento federal para finalização do projeto. Autor do requerimento para a audiência pública, o senador Otto Alencar, do PSD baiano, considera fundamentais as obras de transposição, mas cobrou investimentos efetivos também na revitalização do Rio e de seus afluentes: (Otto Alencar): A bacia do São Francisco, tanto seus rios tributários ou afluentes, ou a própria calha, está completamente assoreada, entupida, aterrada. Todas essas regiões precisam urgentemente de abastecimento de água. E tem que botar água. Agora, se colocar água, botar 14, 15 bilhões na transposição e não colocar nada na revitalização é crime contra o patrimônio do povo brasileiro. (REP) Presente à audiência pública no Senado, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, avalia que é papel do governo federal colocar recursos na proteção ambiental do Rio: (Fátima Bezerra): Se a gente quer que o São Francisco dê vida aos irmãos nordestinos, é preciso dar vida ao São Francisco. E aí se não tiver verba do governo federal nós não vamos tratar do esgoto, do saneamento ambiental nem dos resíduos sólidos, porque os municípios não dispõem de dinheiro, e muito menos exatamente o estado. (REP) O ministro Gustavo Canuto lembrou que recentemente o governo federal, em conjunto com os estados de Goiás e Mato Grosso, lançou o projeto Juntos pelo Araguaia, para revitalização daquele Rio, e disse aos senadores que o mesmo modelo de parceria deve ser usado para o São Francisco. (Gustavo Canuto): O presidente da República foi ao Araguaia já para sinalizar o primeiro programa, foi um piloto de uma forma que imaginamos possa ser um caminho. Isso vai ser repetido para o Parnaíba, para o São Francisco, foi um começo mas não vai se encerrar ali. É uma preocupação do governo federal de fato. (REP) Com cerca de 2 mil e 800 km de extensão, a bacia do Rio São Francisco atende mais de 500 municípios, e tem 80% do uso de suas águas destinados à irrigação. Da Rádio Senado, Celso Cavalcanti. PROJETO:

Ao vivo
00:0000:00