CDR avalia Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste — Rádio Senado
Audiência pública

CDR avalia Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) discutiu as estratégias para o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste. Uma das metas para a próxima década é equilibrar a distribuição de recursos entre os estados da região. O Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste possui 6 eixos estratégicos, 27 programas e 153 projetos. A ideia é que os parlamentares possam destinar suas emendas para essas iniciativas. O senador Izalci Lucas (PSDB – DF) defende que esse dinheiro já esteja carimbado no Orçamento de 2020. Confira a reportagem de José Odeveza, da Rádio Senado.

Veja a íntegra da audiência pública aqui.

20/11/2019, 14h19 - ATUALIZADO EM 20/11/2019, 14h35
Duração de áudio: 02:08
Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) realiza audiência pública para avaliação do Programa Centros de Desenvolvimento Regional do ponto de vista do papel da ciência, tecnologia e inovação para o planejamento regional do Nordeste. \r\rMesa: \rdiretor de Planejamento do Banco do Nordeste (BNB), Perpétuo Socorro Cajazeiras; \rpresidente da CDR, senador Izalci Lucas (PSDB-DF); \rcoordenador geral de Cooperação e Articulação de Políticas da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Renato Arruda Vaz de Oliveira; \rassessora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) no Brasil, Ieva Lazareviciute; \r\rBancada: \rsenador Jaques Wagner (PT-BA).\r\rFoto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL AVALIA PLANO REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE. LOC: REGIÃO QUE SOFRE COM CRISE HÍDRICA PRETENDE FOCAR NO EQUILIBRIO DA DISTRIBUIÇÃO DE RECURSOS PÚBLICOS. REPORTAGEM DE JOSÉ ODEVEZA. (Repórter) A audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional vai servir para o planejamento de ações e investimentos em inovação para o Nordeste. O representante da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste, Renato Arruda, disse que as ações a serem tomadas na próxima década deverão considerar redução das desigualdades dos estados da região. (Renato Arruda) Entender que as potencialidades do Nordeste elas são localizadas em diferentes territórios e que, também, existem desafios que são diferentes dependendo da região, e que existe uma necessidade de fazer uma dosagem de como proceder para desenvolver e reduzir as desigualdades regionais para cada um desses territórios que tem suas peculiaridades. (Repórter) A consultora do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, Franciele Garcia, defende soluções em parceria com o governo considerando os problemas característicos do Nordeste. (Franciele Garcia) Se a gente vai lidar com problemática seculares, como é o caso da escassez hídrica, que a gente possa lidar de uma maneira inteligente usando cada vez mais a apropriação de conhecimento, um maior alinhamento de políticas públicas em direção de projetos estruturantes e trazendo novas oportunidades para combater desde aspectos da pobreza extrema - que a gente começa a ver retornar no nosso cenário - até a preparação enquanto país integrado que somos a fronteira Tecnológica do século 21. (Repórter) O Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste possui 6 eixos estratégicos, 27 programas e 153 projetos. A ideia é que os parlamentares possam destinar suas emendas para essas iniciativas. O senador Izalci Lucas, do PSDB do Distrito Federal, defende que esse dinheiro já esteja carimbado no Orçamento de 2020. (Izalci Lucas) Talvez ainda remanejar, porque tem ainda o Orçamento que ainda será definida a questão do setorial, que não foi feita no relatório. Talvez para ajustar algumas coisas, porque, às vezes, parlamentares desconhecem essa nova proposta e, às vezes, têm interesse em remanejar questão do Orçamento. (Repórter) O Orçamento de 2020 ainda está em discussão na Comissão Mista.

Ao vivo
00:0000:00