CDH vai discutir atuação das milícias no país — Rádio Senado

CDH vai discutir atuação das milícias no país

LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS VAI DISCUTIR A ATUAÇÃO DAS MILÍCIAS NO PAÍS. A SUGESTÃO É DO SENADOR RANDOLFE RODRIGUES, DO PSOL DO AMAPÁ. 

LOC: O SENADOR RELATOU À COMISSÃO QUE RECEBEU DENÚNCIAS DE ABUSOS DE MILÍCIAS EM CONDOMÍNIOS DO PROGRAMA "MINHA CASA, MINHA VIDA". REPÓRTER PAULA GROBA. 

TÉC: A comissão quer analisar as denúncias que vêm sendo feitas por cidadãos que moram em condomínios do programa "Minha Casa Minha Vida". Nos últimos meses foram divulgadas denúncias de famílias beneficiadas pelo programa sobre ameaças e assassinatos comandados por milicianos em Campo Grande, no Rio de Janeiro. Segundo beneficiados pelo programa que receberam um imóvel, alguns moradores foram expulsos de casa e os criminosos colocam as residências à venda. Eles alegam que quem não obedece à ordem de deixar a casa é morto com armas de fogo. De acordo com o Ministério da Justiça, as denúncias não vêm apenas do Estado do Rio de Janeiro. Beneficiários de outros 15 estados, entre eles, Bahia, Rio Grande do Sul, Maranhão, Pernambuco e Acre já denunciaram a ação de criminosos. O senador Randolfe Rodrigues, do Psol do Amapá, que recebeu a denúncia de um beneficiário, afirma que a ação das milícias vem difundindo o terror em várias partes do país. 

(RANDOLFE) O material que me foi feito com material, documentos e informações que foram entregues dão conta da organização e atuação de um esquema criminoso de milícias em várias regiões do país. O que antes era apenas cenas do filme Tropa de Elite 2, pelo relato e é preciso confirmar essas informações me parece que se transformou em uma rede de atuação em todo o país que intimida as pessoas, que extorque e que mata. 

(REPÓRTER) As milícias são organizações militares ou paramilitares compostas por cidadãos comuns, armados ou com poder de polícia. O requerimento já foi aprovado pela Comissão e a audiência deve ser agendada nos próximos dias.
11/06/2015, 12h54 - ATUALIZADO EM 11/06/2015, 12h54
Duração de áudio: 01:39
Ao vivo
00:0000:00