CDH recebe propostas pelo fim da homofobia — Rádio Senado
Comissões

CDH recebe propostas pelo fim da homofobia

23/11/2017, 21h20 - ATUALIZADO EM 23/11/2017, 22h26
Duração de áudio: 01:46
Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realiza recebimento da proposta do Estatuto da Diversidade Sexual. 

Mesa: 
representante da Unesco, Mariana Braga - em pronunciamento; 
presidente da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero do Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Maria Berenice Dias; 
senadora Marta Suplicy (PMDB-SP); 
diretor-presidente da Aliança Nacional LGBTI, Toni Reis; 
diretora do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (Unaids) no Brasil, Georgiana Braga.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS RECEBEU NESTA QUINTA-FEIRA UM CONJUNTO DE PROPOSTAS DA OAB PARA IMPEDIR A VIOLÊNCIA CONTRA HOMOSSEXUAIS. LOC: O ESTATUTO DA DIVERSIDADE SEXUAL CONTA COM MAIS DE CEM MIL ASSINATURAS. REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS. TÉC: A Comissão de Diretos Humanos recebeu a proposta do Estatuto da Diversidade Sexual com mais de 100 mil assinaturas em apoio coletadas ao longo de seis anos. Entre as sugestões, a que trata das licenças maternidade e após adoção e impede a discriminação em função da orientação sexual ou identidade de gênero. A presidente da Comissão da OAB, Maria Berenice Dias, lembrou que as propostas são fruto de um trabalho conjunto da entidade e da sociedade civil para frear a violência e promover a igualdade. (Maria Berenice Dias) “Nós precisamos dar um fim, um basta a todo esse movimento que só aumenta, de discriminação de rejeição que as pessoas se sentem no direito de xingar , de bater, matar, ridicularizar quem não é espelho, quem não é igual. E nós vivemos em um mundo de diversidade, em um mundo de igualdade”. (Ana) A senadora Regina Sousa, do PT do Piauí, presidente da Comissão de Direitos Humanos, elogiou a iniciativa. Ela informou que uma sugestão encaminhada pelo portal e-cidadania, com o objetivo de transforma a homofobia em crime, já foi lida na comissão, primeiro passo para se transformar em projeto de lei. (Regina Sousa) “Dizer que vocês começam muito bem, como projeto e acho que estava na hora e olha a coincidência feliz, que a população faz sugestão pelo e-cidadania, e ontem// foi lido aqui uma sugestão para criminalizar a homofobia tal qual o racismo, colocar na mesma lei a homofobia e o racismo. E eu fui relatora e acolhi a sugestão, e aí a senadora Marta Suplicy pediu pra ser relatora. “ (Ana) Segundo Maria Berenice, o Brasil ocupa a posição de país que mais mata homossexuais no mundo. Apenas neste ano foram 372 pessoas, o que corresponde a uma morte a cada 21 horas. Da Rádio Senado, Ana Beatriz Santos.

Ao vivo
00:0000:00