CDH ouve partidos pequenos sobre reforma política — Rádio Senado

CDH ouve partidos pequenos sobre reforma política

LOC: A REFORMA POLÍTICA FOI TEMA DA AUDIÊNCIA PÚBLICA NESTA SEGUNDA-FEIRA NA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA, COM REPRESENTANTES DE PEQUENOS PARTIDOS, COMO PSTU, PSOL, PCO e PCB. 

LOC: O PRESIDENTE DA COMISSÃO, SENADOR PAULO PAIM, DO PT DO RIO GRANDE DO SUL, DESTACOU A NECESSIDADE DE DEBATER O ASSUNTO TAMBÉM SOB A ÓTICA DOS PARTIDOS MENORES. E CRITICOU A PROPOSTA EM ANÁLISE NO CONGRESSO. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TÉC: O senador Paulo Paim, presidente da Comissão de Direitos Humanos, classificou a proposta de reforma política em análise na Câmara dos Deputados como conservadora. 

(PAIM) A forma conservadora como a Câmara tem encaminhado uma série de projetos ao Senado, deixa uma preocupação enorme. Por isso, mesmo antes de chegar aqui a reforma política, nós resolvemos fazer esse debate com partidos que tem uma visão contrária àquilo que está vindo da Câmara dos deputados pelo seu conservadorismo e até mesmo anti democrático na nossa visão. 

(REPÓRTER) O representante do PSTU, Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado, José Maria de Almeida, defendeu o financiamento público de campanhas eleitorais e criticou a permissão, aprovada pelos deputados, de financiamento privado. 

(JOSÉ MARIA) Estamos vivendo nesse momento um escândalo amplíssimo de corrupção no Brasil, que todos sabemos, até as pedras neste País sabem que a origem é o financiamento das campanhas. 

(REPÓRTER) O representante do PCO, Partido da Causa Operária, Antonio Carlos Silva, criticou a proibição do acesso de partidos sem representação no Congresso à propaganda política gratuita na TV e no rádio e ao Fundo Partidário. Para ele, trata-se de um movimento da direita contra os partidos de esquerda e contra o povo brasileiro. 

(ANTONIO SILVA) Somos alvo de uma política que visa cassar a palavra, cercear o direito à liberdade, de organização e expressão, não só dos partidos de esquerda que nesse momento são os primeiros alvos dessa investida, representam um ataque ao conjunto do povo brasileiro e dos seus direitos democráticos. 

(REPÓRTER) Também participaram do debate Mauro Iasi, do PCB, Partido Comunista Brasileiro; Luiz Araújo, representando o PSOL; e Cezar Britto, ex-presidente Nacional do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.
06/07/2015, 01h28 - ATUALIZADO EM 06/07/2015, 01h28
Duração de áudio: 01:54
Ao vivo
00:0000:00