CDH discute possíveis irregularidades na gestão da Funcef — Rádio Senado
Audiência pública

CDH discute possíveis irregularidades na gestão da Funcef

A Comissão de Direitos Humanos discutiu em audiência pública a gestão da Fundação dos Economiários Federais (Funcef). A entidade estaria sofrendo as consequências de um rombo nas contas por causa das fraudes cometidas por diretores. O vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Roney Granemann, falou que as duas instituições estão conversando para resolver a situação, uma vez que a recuperação do fundo é de interesse geral.

 

Veja a íntegra da audiência pública aqui.

29/10/2019, 18h22 - ATUALIZADO EM 29/10/2019, 18h48
Duração de áudio: 02:20
Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realiza audiência pública para "Esclarecer sobre possíveis irregularidades na gestão e transparência da Fundação dos Economiários Federais (Funcef)".
 
Mesa:
representante da Associação Nacional dos Beneficiários Reg Replan da Caixa (Anberr), Maristela Guerra;
presidente da Fundação dos Economiários Federais (Funcef), Renato Augusto Zagalo Vilella;
presidente eventual da CDH, senadora Soraya Thronicke (PSL-MS);
vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Roney de Oliveira Granemann;
diretor de Finanças e Controladoria, da Caixa Econômica Federal, Thiago Souza Silva.

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: A GESTÃO DA FUNCEF, FUNDO DE PENSÃO DE PREVIDENCIA COMPLEMENTAR, FOI DEBATIDA EM AUDIENCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE DIRIETOS HUMANOS. LOC: OS CONVIDADOS FALARAM SOBRE O ROMBO DO FUNDO QUE ESTÁ SENDO PAGO PELOS EMPREGADOS DA CAIXA ECONOMICA. A REPORTAGEM É DE LÍVIA TORRES: (Repórter) A Fundação dos Economiários Federais, a FUNCEF, é um fundo de pensão que atua na previdência complementar dos empregados da Caixa Econômica Federal. Neste mês, o Ministério Público denunciou fraudes cometidas por diretores de fundos de pensão contra as instituições, incluindo a FUNCEF. Em audiência pública na Comissão de Direitos Humanos, a gestão do fundo foi discutida. Representante da Associação Nacional dos Beneficiários da Caixa, Maristela Guerra, falou sobre os funcionários que estão pagando indevidamente por esses rombos na conta da FUNCEF: (Maristela Guerra) “Mesmo diante dos fatos comprovadamente verificados que são inclusive objeto de denúncia do Ministério Público à Justiça Federal, somos nós participantes que pagos essa conta tão injusta. Somos nós que sofremos o desconto compulsório nos nossos contracheques, que se sobrepõe inclusive a quaisquer outros descontos, tais como plano de saúde e empréstimos pessoais” (Repórter) Vice-Presidente da Caixa Econômica Federal, Roney Granemann, comentou que a FUNCEF e a Caixa estão se reunindo para buscar soluções, já que a recuperação da instituição é de interesse geral: ( Roney Granemann) “Teve uma primeira reunião com essa diretoria, onde ficou claro para todos nós, tanto a diretoria da caixa, quanto da Funcef que o objetivo de todos, mas também o objetivo de todos os empregados da caixa, ativos ou inativos, é de que a gente quer a recuperação financeira da Funcef para que ela possa honrar a aposentadoria de todos, mas acima de tudo, que a gente possa minimizar ou encerrar os equacionamentos” (Repórter) A senadora Soraya Thronicke do PSL de Mato Grosso do Sul, lembrou a operação Greenfield que investigou os crimes contra a FUNCEF. A senadora disse estar disponível para ajudar a encontrar a melhor solução: (Soraya Thronicke) “O que é crime lá atrás, operação Greenfield, é uma história. O que vocês assumem daqui para frente são os reflexos, os danos reflexos de tudo isso, mas que vocês atingam o desiderato de vocês. Eu estou à disposição, quero então somente apenas ajudar” (Repórter) Os acusados das operações fraudulentas para benefício próprio, além da prisão, poderão ser obrigados a devolver mais de três bilhões em dinheiro desviado.

Ao vivo
00:0000:00