CDH discute aposentadoria integral para pessoas com deficiência — Rádio Senado
Comissões

CDH discute aposentadoria integral para pessoas com deficiência

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) discutiu nesta segunda-feira (2), em audiência pública, as aposentadorias por invalidez e de pessoas com deficiência. A aposentadoria integral foi defendida pelos participantes. O presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS), criticou algumas regras propostas para a nova Previdência que, segundo ele, têm o objetivo único de economizar dinheiro.

02/09/2019, 18h07 - ATUALIZADO EM 02/09/2019, 21h06
Duração de áudio: 01:40
Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realiza audiência pública interativa para debater "Previdência e Trabalho", com foco nas pessoas com deficiência e aposentadoria por invalidez. 

Mesa: 
juiz federal e autor de livro sobre incapacidade laboral, Marcio Barbosa Maia; 
advogado, professor especialista em Direito Previdenciário e assessor jurídico da Federação dos Aposentados do Distrito Federal e Espírito Santo, Diego Monteiro Cherulli; 
presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS).

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Transcrição
LOC: COM FOCO EM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E APOSENTADORIA POR INVALIDEZ, A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS PROMOVEU MAIS UMA AUDIENCIA PÚBLICA PARA DEBATER A REFORMA DA PREVIDÊNCIA. LOC: A APOSENTADORIA INTEGRAL PARA ESSAS PESSOAS FOI VISTA COMO PRIORIDADE. REPORTAGEM LÍVIA TORRES: TÉC: Apesar de o relator da reforma da previdência, senador Tasso Jereissati, do PSDB do Ceará, ter retirado do texto todos os artigos que falavam do Benefício de Prestação Continuada, pago a famílias de baixa renda e pessoas com deficiência, o presidente da Comissão de Direitos Humanos, senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, está preocupado que o assunto possa voltar ao debate e comprometer o BPC. (Paulo Paim) “Esse auxilio é na verdade um incentivo para que a pessoa com deficiência deixe apenas de ser um beneficiário da assistência social e passe a ser um contribuinte com a previdência. A PEC 6 vem e fixa esse valor em apenas 10%. A ideia do governo, mais uma vez, é fazer economia. Deixa-se de arrecadar contribuições para a previdência” (Rep) Servidora do Tribunal Regional do Trabalho, Tifany Fiks, portadora de Esclerose Lateral Amiotrófica, uma doença degenerativa, pediu mais atenção para pessoas com deficiência na previdência e a possibilidade de aposentadoria integral: (Tifany Fiks) “Eu estou com uma doença degenerativa pedindo para trabalhar, com a garantia de que quando eu for me aposentar eu tenha proventos integrais. Porque eu estou lutando pela vida há 24 anos. Caso a reforma passe, necessitaríamos de algo paralelo que nos garanta a integralidade urgentemente. Eu queria sair daqui com essa garantia” (Rep): Nesta terça-feira, a Comissão de Direitos Humanos realiza mais uma audiência pública sobre o tema previdência social. Sob supervisão de Maurício de Santi, da Rádio Senado. Lívia Torres.

Ao vivo
00:0000:00