CDH discute alto percentual de analfabetos adultos no Brasil — Rádio Senado

CDH discute alto percentual de analfabetos adultos no Brasil

LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA DISCUTIU O ALTO PERCENTUAL DE ANALFABETOS ADULTOS NO BRASIL: 8,7 POR CENTO DA POPULAÇÃO. 

LOC: SEGUNDO DADOS DO IBGE, MAIS DE 13 MILHÕES DE PESSOAS ACIMA DE 15 ANOS DE IDADE NÃO SABEM LER. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TÉC: Um relatório divulgado recentemente pela UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, coloca o Brasil em oitavo lugar entre os países com maior número de analfabetos adultos. Ao todo, o estudo avaliou 150 países. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, de 2012, feita pelo IBGE, a taxa de analfabetismo de pessoas de 15 anos ou mais foi estimada em 8,7% da população, o que corresponde a 13 milhões e 200 mil analfabetos no país. O senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, destacou que quarenta milhões de pessoas no Brasil sofrem com o analfabetismo funcional, são capazes de decifrar o conjunto das letras, mas não conseguem compreender o sentido de um texto. 

(CRISTOVAM) Creio que isso é uma questão de indignação...isso acontecia com a escravidão, alguns achavam natural, alguns até sentiam desconforto que o Brasil tivesse escravidão, mas outros se indignavam e foram esses indignados que fizeram a abolição da escravidão. A gente precisa de mais gente indignada com o quadro de analfabetismo e com o abandono da educação das crianças. 

(REPÓRTER) Aída Maria Monteiro, do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos, disse que um país com o nível de desenvolvimento do Brasil não poderia ter analfabetos 

(AIDA) Analfabetismo é a negação de direito humano, por quê? Porque educação é um instrumento fundamental para que possamos avançar na conquista dos demais direitos....como eu me situo numa sociedade como a sociedade do conhecimento? Eu não me situo, eu fico na marginalidade, na invisibilidade. 

(REPÓRTER) Segundo Relatório da Unesco, há 774 milhões de adultos que não sabem ler nem escrever no mundo, 64% deles são mulheres. A Índia lidera a lista, seguida por China e Paquistão.
09/06/2014, 01h36 - ATUALIZADO EM 09/06/2014, 01h36
Duração de áudio: 02:09
Ao vivo
00:0000:00