CDH debate sugestão legislativa que retira de Paulo Freire título de patrono da educação brasileira — Rádio Senado
Comissões

CDH debate sugestão legislativa que retira de Paulo Freire título de patrono da educação brasileira

Uma sugestão apresentada pelo portal e-Cidadania quer retirar do filósofo e professor Paulo Freire o título de Patrono da Educação Brasileira. O texto teve mais de 21 mil assinaturas de apoio e, por isso, foi enviado para análise da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). Para discutir a proposta, a senadora Fátima Bezerra (PT-RN) solicitou uma audiência pública. A senadora disse ter ficado assustada com o teor da sugestão legislativa, que, segundo ela, demonstra a atual polarização política do País. Para o senador Cristovam Buarque (PPS-DF), as pessoas que fizeram a sugestão não têm conhecimento sobre os avanços feitos por Paulo Freire no sistema de ensino do País. A data da audiência pública ainda será marcada.

28/11/2017, 17h46 - ATUALIZADO EM 28/11/2017, 21h31
Duração de áudio: 02:04
Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realiza audiência interativa para discutir Sugestão 47/2017, que revoga Lei que institui Paulo Freire como patrono da educação brasileira.

Mesa:
professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Marlúcia Menezes de Paiva; 
deputada Luiza Erundina (PSOL-SP);
presidente eventual da CDH, senadora Fátima Bezerra (PT-RN);
representante do Coletivo Paulo Freire, Ana Maria Araújo Freire;
representante do Coletivo Paulo Freire, Daniel Cara.



Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Transcrição
LOC: UMA SUGESTÃO LEGISLATIVA QUER RETIRAR DE PAULO FREIRE O TÍTULO DE PATRONO DA EDUCAÇAÕ BRASILEIRA. LOC: PARA DISCUTIR A PROPOSTA, A SENADORA FÁTIMA BEZERRA SOLICITOU UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS. REPÓRTER MARINA FERREIRA. TÉC: Há cinco anos, a Lei 12.612 instituiu o filósofo e professor Paulo Freire como Patrono da Educação Brasileira. Mas, agora, uma sugestão legislativa em análise na Comissão de Direitos Humanos pode retirar esse título do educador. Uma ideia apresentada pelo portal E-cidadania com esse objetivo teve mais de 21 mil assinaturas favoráveis e, por isso, passou a ser analisada no Senado. Para debater a sugestão, a relatora da proposta, a senadora Fátima Bezerra, do PT do Rio Grande do Norte, que é professora, pediu uma audiência pública com representantes da educação e de instituições relacionadas a Paulo Freire. A senadora diz ter ficado assustada ao saber do teor da sugestão legislativa, que demonstra a atual polarização política do País. (Fátima Bezerra) Uma sugestão inclusive que revela a total ignorância diante da grandiosidade do professor Paulo Freire. Uma proposta tão absurda surge nesses tempos de crescimento da intolerância. O meu parecer como não poderia ser diferente vai ser um parecer pela rejeição. (Repórter) Paulo Freire nasceu em Recife em 1921. Ele fez faculdade de Direito e doutorado em Filosofia e História da Educação. Em 1964, no governo do presidente João Goulart, o professor coordenou o Plano Nacional de Alfabetização. Mas foi com o programa de educação para adultos, na cidade potiguar de Angicos, que ele teve reconhecimento internacional. Para o senador Cristovam Buarque, do PPS do Distrito Federal, as pessoas que fizeram a sugestão não têm conhecimento sobre os avanços feitos por Paulo Freire no sistema de ensino do País. (Cristovam Buarque) Só quem nunca leu nada, viu nada da educação, diria uma coisa dessa. Tem outros que merecem mais? No Brasil temos outros que estão perto, mas não tem um que mereça mais do que ele. (Repórter) A apresentação do relatório na Comissão de Direitos Humanos deve acontecer depois da audiência.

Ao vivo
00:0000:00