CDH debate regulamentação e acessibilidade no transporte rodoviário de passageiros — Rádio Senado
Audiência pública

CDH debate regulamentação e acessibilidade no transporte rodoviário de passageiros

Audiência pública na Comissão de Direitos Humanos debate a regulamentação e a acessibilidade no transporte rodoviário de passageiros com o objetivo de criar uma legislação nacional que viabilize a convivência harmônica e segura entre os modais e seus passageiros. Mais detalhes com a repórter Raquel Teixeira.

23/05/2019, 17h38 - ATUALIZADO EM 23/05/2019, 17h38
Duração de áudio: 01:44
Subcomissão Temporária sobre Mobilidade Urbana (CDHSTMU) realiza audiência pública interativa para tratar sobre: “Mobilidade Urbana e Acessibilidade nos Municípios Brasileiros”, com foco nos veículos alternativos de transporte de passageiros. Entre os convidados estão representantes da GROW; do Detran de SP e DF; e da União de Ciclistas do Brasil.

Mesa:
gerente da Escola Pública de Trânsito (EPT) e representante do Detran-SP, Rosana Soares Néspoli;
presidente da CDHSTMU, senador Acir Gurgacz (PDT-RO);
relações governamentais & policy da GROW – Micromobilidade, André Fabiano Hoon Kwak;
representante da União de Ciclistas do Brasil (UCB), Yuriè Baptista César.

À bancada, senador Eduardo Girão (Pode-CE).

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: CDH DEBATE REGULAMENTAÇÃO PARA CONVIVÊNCIA HARMÔNICA ENTRE NOVOS E VELHOS MEIOS DE TRANSPORTE. LOC: ASFALTAMENTO RUIM E FALTA DE ESTRUTURA VIÁRIA ADEQUADA ESTÃO ENTRE OS PIORES PROBLEMAS DAS CIDADES BRASILEIRAS. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA. (Repórter) Pedestres, bicicletas, patinetes, motos, carros, vans, ônibus, caminhões. Novos e velhos meios de transporte precisam conviver em harmonia nas vias públicas para garantir a segurança dos usuários e a eficiência no deslocamento dos cidadãos. Em debate sobre o tema na Comissão de Direitos Humanos, o senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, destacou a necessidade de se criar regras mais claras para orientar motoristas e passageiros, além do auxílio para que estados e municípios adotem alternativas que melhorem a mobilidade urbana. (Acir Gurgacz) Diante da falta de infraestrutura das cidades brasileiras, que não possuem ciclovias, ciclo-faixas ou mesmo calçadas adequadas, a confusão e o número de acidentes também crescem de forma correspondente. Cabe ao Congresso Nacional discutir esse tema, uma vez que poderemos criar uma legislação nacional para o uso dos veículos individuais. O representante da União de Ciclistas do Brasil, Yuriê Baptista César, propõe uma mudança na divisão das vias públicas. (Yuriê Baptista César) A gente está colocando um monte de coisa na calçada e talvez a gente devia estar colocando um monte de coisas na rua. Porque é que setenta por cento do espaço viário é ocupado pelos automóveis, porque é que a gente não está discutindo aqui então de transformar esse espaço em espaço para que as pessoas caminhem, pedalem e andem de patinete e outros modais que surgirem. (Repórter) O encontro fez parte de um ciclo de Audiências Públicas da Subcomissão de Mobilidade Urbana e Acessibilidade que tem por objetivo criar um projeto de lei com normas para o uso da infraestrutura viária de todo o país por diferentes meios de transporte.

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