CDH debate influência das notícias falsas na sociedade com foco na liberdade de imprensa — Rádio Senado
Notícias

CDH debate influência das notícias falsas na sociedade com foco na liberdade de imprensa

A Comissão de Direitos Humanos debateu a influência das Fake News na sociedade. A diretora da Secretaria de Comunicação Social do Senado Federal, Ângela Brandão, e representantes da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) participaram da audiência pública e defenderam a liberdade de imprensa.
04/07/2019, 17h36 - ATUALIZADO EM 04/07/2019, 17h36
Duração de áudio: 01:19
Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realiza debate sobre: "A influência do Fake News na sociedade", com foco na Liberdade de Imprensa.\r\rMesa:\rrepresentante do Repórteres sem Fronteiras, Emmanuel Colombié;\rdiretor Membro da Executiva da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Antonio Paulo dos Santos;\rdiretor Geral da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Cristiano Lobato Flores;\rpresidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS);\rdiretora da Secretaria de Comunicação Social do Senado Federal (Secom), Angela Silva Brandão;\rrepresentante do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Marina Pita;\rvice-Presidente da Associação Brasileira de Impresa (ABI), Cid Benjamim.\r\rFoto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Waldemir Barreto

Transcrição
LOC: COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DEBATE A INFLUÊNCIA DAS NOTÍCIAS FALSAS NA SOCIEDADE. LOC: PARA COMBATER AS FAKE NEWS, SENADO DEFENDE FORTALECIMENTO DA IMPRENSA. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA TEC: (Ângela Brandão): É preciso que o nosso discurso, a nossa voz, seja sempre do fortalecimento do que eu chamo de um ecossistema midiático forte. Um cenário midiático saudável conta com todos nós. (Repórter): Essa é a opinião da diretora da Secretaria de Comunicação Social do Senado, Ângela Brandão, que defendeu o fortalecimento da imprensa para combater a disseminação de notícias falsas, durante audiência pública da Comissão de Direitos Humanos sobre o tema. O senador Styvenson Valentim, do Podemos do Rio Grande do Norte, questionou se a liberdade de imprensa deveria alcançar também aquelas pessoas que não são jornalistas, mas que divulgam notícias. (Styvenson Valentim): Hoje qualquer pessoa que tem um blog é imprensa? Qualquer pessoa que posta uma coisa em rede social, que tem página no instagram, é imprensa? Então até onde vai essa liberdade de manifestação, de ofender, de causar mentiras, de agredir, de usar da palavra, se travestindo de imprensa para utilizar da palavra publicamente, dessa proteção, essa definição hoje tem que ficar muito clara. Quem é e quem não é? (Repórter): O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, do Democratas do Amapá, anunciou nesta semana a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito formada por deputados e senadores para debater as Fake News. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira.

Ao vivo
00:0000:00