CDH debate as reformas trabalhista e previdenciária — Rádio Senado
Comissões

CDH debate as reformas trabalhista e previdenciária

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH) fez nesta segunda-feira (07) mais uma audiência pública sobre as reformas trabalhista (PLC 38/2017) e previdenciária (PEC 287/2016). O governo insistiu na necessidade de mexer na Previdência, mas outros convidados contestaram números que justificariam a reforma. O vice-presidente da CDH e presidente da CPI da Previdência, senador Paulo Paim (PT – RS) espera que a Comissão Parlamentar de Inquérito esclareça definitivamente o assunto ao final dos trabalhos.

07/08/2017, 13h55 - ATUALIZADO EM 07/08/2017, 14h05
Duração de áudio: 02:13
Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realiza audiência pública para tratar sobre as reformas previdenciária e trabalhista, com foco nas contribuições e na gestão.

Mesa:
vice-presidente da  Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Noemia Garcia Porto;
promotor de Justiça, 1º Secretário da Associação Paulita do Ministério Público (APMP), Paulo Penteado Teixeira Junior;
vice-presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS);
representante do Instituto Brasileiro de Atuários (IBA), Marilia Vieira Machado da Cunha;
presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), Carlos Silva.

Foto: Pedro França/Agência Senado
Pedro França

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA FEZ NESTA SEGUNDA-FEIRA MAIS UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE AS REFORMAS TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA. LOC: O GOVERNO INSISTIU NA NECESSIDADE DE MEXER NA PREVIDÊNCIA, MAS OUTROS CONVIDADOS CONTESTARAM NÚMEROS QUE JUSTIFICARIAM A REFORMA. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. TÉC: Representantes de associações de trabalhadores reafirmaram na Comissão de Direitos Humanos o que palestrantes falaram em outras oportunidades: não existe déficit na Previdência e a reforma em discussão na Câmara deve ser rejeitada. Noemia Porto, da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho, destacou os trabalhos da CPI da Previdência do Senado. (NOEMIA): Aquilo que está dito e registrado é justamente a ideia de um superávit da Previdência ao contrário do que vem se apregoando aos quatro ventos. Se nós temos um superávit da Previdência documentado, levantado em números, então primeiro aspecto a ser considerado o que de fato nós temos um grave problema de gestão da Previdência pública no Brasil. (REP): Emanuel Dantas, do Ministério da Fazenda, no entanto, apresentou outros números. No ano passado, por exemplo, a arrecadação segundo o governo foi de 360 bilhões reais, mas os gastos com benefícios ultrapassaram os 500 bilhões. (EMANUEL): No acumulado de despesa de 2016 já apresentamos um déficit de quase 150 bilhões de reais e agora, de janeiro a junho, esse déficit já chega a quase oitenta e três bilhões de reais. (REP): O vice-presidente da CDH e presidente da CPI da Previdência, senador Paulo Paim, do PT gaúcho, disse esperar que a comissão parlamentar de inquérito esclareça definitivamente o assunto ao final dos trabalhos. (PAIM): Mas vamos continuar a CPI da Previdência que foi prorrogada por mais de 4 meses, há de mostrar que não há necessidade dessa reforma. (REP): Marília Castro, do Instituto Brasileiro de Atuária, ao contrário de Paim, defendeu a necessidade da reforma. Mas ressaltou que ela deveria se apoiar em alguns pilares, como a contabilidade da Previdência separada do orçamento do governo. Os atuários também entendem que Previdência, Assistência e Saúde devem ter receitas e despesas segregadas.

Ao vivo
00:0000:00