CDH aprova exame psicológico para agressor de mulheres e aumento de pena para crime de tocaia — Rádio Senado
Comissões

CDH aprova exame psicológico para agressor de mulheres e aumento de pena para crime de tocaia

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH) aprovou nesta quinta-feira (04) um projeto (PLS 423/2018) que muda a Lei Maria da Penha para que a revogação da prisão de agressores domésticos só possa acontecer depois que uma junta de psicólogos atestar que não há risco de reincidência do crime. A matéria segue para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Outra proposta aprovada pela CDH (PLS 469/2015) aumenta a pena para quem cometer crime na situação de tocaia perto ou dentro de residências ou escolas. Essa proposição será agora votada pelo plenário do Senado.

04/04/2019, 19h36 - ATUALIZADO EM 05/04/2019, 10h13
Duração de áudio: 01:26
Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realiza reunião deliberativa com 29 itens. Entre eles, o PLC 96/2017, que torna obrigatória a informação sobre a condição de pessoa com deficiência da mulher vítima de agressão doméstica ou familiar.

À mesa, presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS), conduz reunião.

Bancada:
senador Flávio Arns (Rede-PR); 
senadora Zenaide Maia (Pros-RN);
senadora Mailza Gomes (PP-AC);
senador Lasier Martins (Pode-RS).

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: A REVOGAÇÃO DA PRISÃO DE QUEM COMETEU VIOLÊNCIA DOMÉSTICA VAI DEPENDER DE UM LAUDO PSICOLÓGICO QUE ATESTE O RISCO DE O AGRESSOR VOLTAR A COMETER O CRIME. É O QUE DIZ UM PROJETO APROVADO NESTA QUINTA-FEIRA PELA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DO SENADO. LOC: TAMBÉM FOI APROVADA A PROPOSTA QUE AUMENTA A PENA PARA CRIMES COMETIDOS EM SITUAÇÃO DE TOCAIA PERTO OU DENTRO DE RESIDÊNCIAS OU ESCOLAS. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: TÉC: A senadora Katia Abreu, do PDT do Tocantins, quer mudar a Lei Maria da Penha para que os agressores domésticos só possam ter as prisões revogadas depois de passarem por uma junta de psicólogos. O laudo deverá atestar que não há risco de o agressor voltar a cometer o mesmo crime, como afirmou a relatora da proposta, senadora Mailza Gomes, do PP do Acre: (MAILZA GOMES): Se parecer bem aos peritos e ao juiz, volta o agressor à liberdade e ganha com isso mais uma possibilidade de viver e deixar viver a vida em paz. Caso contrário, permanece provisoriamente preso até a cessação de seus impulsos violentos. (MAURÍCIO): O projeto segue para a Comissão de Constituição e Justiça. Os integrantes da Comissão de Direitos Humanos aprovaram também a proposição que muda o Código Penal para tornar qualificado o crime de homicídio, sequestro e cárcere privado. O texto ainda aumenta, em até a metade, a pena para os crimes cometidos em situação de tocaia nas imediações de residências e escolas. O relator, senador Styvenson Valetim, do Podemos do Rio Grande do Norte, disse que a intenção é proteger crianças e adolescentes: (STYVENSON VALENTIM): Busca o maior desvalor das ações covardes que ofendem a paz do lar assim como tenta evitar que crianças e adolescentes testemunhem ou sejam vítimas de crimes. (MAURÍCIO): A proposta segue para votação no plenário do Senado. Da Rádio Senado, Maurício de Santi.

Ao vivo
00:0000:00