CDH aprova a criação de uma subcomissão para acompanhar a intervenção federal no Rio de Janeiro — Rádio Senado
Comissões

CDH aprova a criação de uma subcomissão para acompanhar a intervenção federal no Rio de Janeiro

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH) aprovou nesta quarta-feira (21) a criação de uma subcomissão para acompanhar a intervenção federal na segurança do Rio de Janeiro. A intenção é fiscalizar as eventuais violações dos direitos humanos contra os moradores do Estado. A subcomissão temporária vai contar com a participação dos senadores Romário (PODE – RJ), Paulo Paim (PT – RS) e Telmário Mota (PTB – RR).

21/02/2018, 15h13 - ATUALIZADO EM 21/02/2018, 15h28
Duração de áudio: 01:22
Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realiza reunião deliberativa com 14 itens. Entre eles, o PLS 382/2011, sobre a instalação de brinquedos adaptados para crianças com deficiência ou mobilidade reduzida .

À mesa:
vice-presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS);
presidente da CDH, senadora Regina Sousa (PT-PI).

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: A CDH APROVOU NESTA QUARTA-FEIRA A CRIAÇÃO DE UMA SUBCOMISSÃO PARA ACOMPANHAR A INTERVENÇÃO FEDERAL NA SEGURANÇA DO RIO DE JANEIRO. LOC: A INTENÇÃO É FISCALIZAR AS EVENTUAIS VIOLAÇÕES DOS DIREITOS HUMANOS CONTRA OS MORADORES DO ESTADO. REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS. TÉC: A Comissão de Direitos Humanos aprovou a criação de uma subcomissão temporária para acompanhar a situação do estado do Rio de Janeiro durante a intervenção federal na segurança. A proposta foi da presidente Regina Sousa, do PT do Piauí. A subcomissão temporária vai contar com a participação dos senadores Romário, do Podemos do Rio de Janeiro, Paulo Paim, do PT do Rio grande do Sul, e Telmário Mota, do PTB de Roraima. Regina Sousa explicou que o principal objetivo vai ser fiscalizar eventuais práticas que coloquem em ameaça os direitos humanos dos moradores do estado. (Regina) “No primeiro momento formar essa comissão para acompanhar. Estar a par e passo acompanhando o que acontece no Rio de Janeiro durante essa intervenção federal”. (REPÓRTER) Para criar a subcomissão da intervenção no Rio, a Comissão de Direitos Humanos encerrou os trabalhos da Subcomissão da Defesa da Mulher. Para Regina Sousa, os objetivos da subcomissão da mulher já foram alcançados com a criação da Procuradoria da Mulher no Senado e a Comissão Mista de Combate à Violência contra a Mulher. Na mesma reunião, a comissão aprovou quatro pedidos para audiências públicas. Entre elas, uma reunião para discutir os 130 anos da abolição da escravatura, com a participação de representantes da escola de samba carioca Acadêmicos do Tuiuti. O autor do pedido foi o senador Paulo Paim. Da Rádio Senado, ABS.

Ao vivo
00:0000:00