CDH aprova 2018 como o ano de Valorização da Pessoa Idosa — Rádio Senado
Direitos Humanos

CDH aprova 2018 como o ano de Valorização da Pessoa Idosa

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) aprovou nesta quarta-feira (21) o projeto de lei da Câmara (PLC 11/2018), que institui 2018 como o Ano de Valorização e Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa. Segundo o projeto, em 2018 deverão ser tomadas ações como: promoção de palestras e eventos sobre os direitos dos idosos; divulgação nas escolas e por meio de publicidade da Convenção Interamericana sobre a Proteção dos Direitos Humanos dos idosos, assinada pelo Brasil em 2015; e articulação dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para incentivar ações de valorização da pessoa idosa. O relator foi o senador Paulo Paim (PT-RS). As informações na reportagem de Maurício de Santi, da Rádio Senado.

21/03/2018, 17h35 - ATUALIZADO EM 21/03/2018, 17h35
Duração de áudio: 01:23
 Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realiza reunião com 24 itens. Na pauta, o PLS 382/2011, que obriga cota de brinquedos para crianças com deficiência em shoppings.

Bancada:
senadora Ângela Portela (PDT-RR);
senador Paulo Paim (PT-RS);
senadora Marta Suplicy (PMDB-SP).

Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Roque de Sá/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DO SENADO APROVOU O PROJETO QUE CRIA O ANO DE VALORIZAÇÃO E DEFESA DA PESSOA IDOSA. LOC: TAMBÉM FOI APROVADO UM PEDIDO DE URGÊNCIA PARA QUE A PROPOSIÇÃO SEJA ANALISADA IMEDIATAMENTE PELO PLENÁRIO DO SENADO. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: (Repórter) O projeto, que veio da Câmara dos Deputados, diz que 2018 será o Ano de Valorização e Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa. Durante todo o ano devem ser tomadas ações como a promoção de palestras e eventos sobre os direitos dos idosos; a divulgação nas escolas e por meio de publicidade da Convenção Interamericana sobre a Proteção dos Direitos Humanos dos idosos, assinada pelo Brasil em 2015; além da articulação dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para incentivar ações de valorização da terceira idade. O relator da proposta, senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, destacou que a Convenção Interamericana sobre a Proteção dos Direitos Humanos dos idosos será ratificada pelo Congresso Nacional até o fim do ano: (Paulo Paim) 2018 será revestido de especial atenção aos direitos e a questões que envolvem a vida da pessoa idosa. É importante salientar que o objetivo é o de promover, proteger e assegurar o reconhecimento do pleno gozo e exercício de condições de igualdade de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais da pessoa idosa. (Repórter): Paulo Paim lembrou ainda que 2018 é um ano emblemático uma vez que em outubro se comemoram os 15 anos do Estatuto do Idoso e, em dezembro, os 70 anos a declaração Universal dos Direitos Humanos. PLC 11/2018

Ao vivo
00:0000:00