CCT envia nota de repúdio por destruição de centro de pesquisas genéticas — Rádio Senado

CCT envia nota de repúdio por destruição de centro de pesquisas genéticas

LOC: A COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SENADO ENVIOU AO MOVIMENTO VIA CAMPESINA UMA NOTA DE REPÚDIO PELA DESTRUIÇÃO INTENCIONAL DE UM CENTRO DE PESQUISAS GENÉTICAS EM SÃO PAULO. 

LOC: UM REPRESENTANTE DO MOVIMENTO SERÁ OUVIDO DURANTE AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR A BIODIVERSIDADE NO PAÍS. A COMISSÃO TAMBÉM VAI ANALISAR O PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS. REPÓRTER FLORIANO FILHO. 

TÉC: A destruição do centro de pesquisa genética de eucaliptos no início do mês ocorreu na cidade de Itapetininga em São Paulo. Segundo o noticiado na imprensa teria havido participação do Movimento dos Trabalhadores sem Terra, o MST, na invasão da empresa que faz a pesquisa. O senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, sugeriu que um representante do movimento também fosse ouvido durante a audiência pública da Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado para discutir a biodiversidade no país. O senador Aloysio Nunes, do PSDB de São Paulo, discordou, alegando que o grupo cometeu um ato criminoso. 

(Aloysio) Esse movimento se colocou fora da lei. Esse movimento, ao lado do chamado MST, que também é um movimento que se colocou fora da lei, protagonizou na semana passada uma agressão inominável. 

(REPÓRTER) Apesar da discordância, a maioria dos senadores resolveu convidar também o representante do grupo, até mesmo para saber o que motivou a destruição do centro de pesquisa. Mas a comissão também aprovou uma nota de repúdio ao que considerou um ato de vandalismo contra a pesquisa científica, como explicou o presidente da Comissão, Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal. 

(Cristovam) Não podemos proibir que se pesquise. Não podemos proibir as pesquisas em nenhuma hipótese. 

(REPÓRTER) Durante este ano de 2015 a Comissão de Ciência e Tecnologia decidiu analisar a eficácia do programa Ciência sem Fronteiras. Também haverá audiências públicas com os ministros de Ciência e Tecnologia e das Comunicações para conhecer as propostas para o desenvolvimento dos dois setores no país.
10/03/2015, 01h38 - ATUALIZADO EM 10/03/2015, 01h38
Duração de áudio: 01:46
Ao vivo
00:0000:00