CCT debate maneiras de incentivar a inovação tecnológica no Brasil — Rádio Senado

CCT debate maneiras de incentivar a inovação tecnológica no Brasil

LOC: COMO ABRIR AS PORTAS DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA PARA O BRASIL? ESSE O OBJETIVO DA DISCUSSÃO PROMOVIDA NESTA SEGUNDA-FEIRA PELA COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SENADO. 

LOC: OS SENADORES DEBATERAM COM CONVIDADOS OS INVESTIMENTOS EM PESQUISA CIENTÍFICA E POR QUE O PAÍS NÃO ALCANÇOU OS NÍVEIS INTERNACIONAIS DE EXCELÊNCIA EM INOVAÇÃO. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

(Repórter) O senador Cristóvam Buarque, do PDT do Distrito Federal, disse que, como presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, pretende apresentar o em dois anos formas de como abrir as portas do mundo da inovação para o Brasil. 

(Cristovam Buarque) Como a gente faria isso? O Brasil fazer parte do mundo da inovação que hoje a gente não faz, aqui e ali a gente inventa uma coisinha. Como a solução pró-alcool, como combustível foi uma solução, mas a gente não tem dado grandes contribuições à inovação mundial. Esse é o propósito de ter vocês aqui. 

(Repórter) O orçamento para o Ministério da Ciência e Tecnologia será de 5 bilhões 400 milhões de reais este ano, após o corte anunciado. Marcos de Oliveira Ferreira, do Ministério do Planejamento, admitiu que a redução é significativa, mas vai permitir a continuidade dos programas atuais. O professor de Sociologia da Universidade de Brasília, Michelangelo Trigueiro, disse que comparado a outros países, o investimento do Brasil em ciência e tecnologia - que correspondente a 1,2 por cento do PIB – não é baixo. 

(Michelangelo Trigueiro) Gostaria de destacar que há muito mais a fazer do que o aporte adicional de recursos, iniciativas que estão no campo de buscar uma articulação mais efetiva entre as diversas áreas do conhecimento e a sociedade como um todo. 

(Repórter) Diretor da Secretaria de Fiscalização de Tecnologia da Informação do TCU, Márcio Braz lembrou que a Lei de Informática garante uma renúncia fiscal de cerca de 4 bilhões de reais para empresas que investem em pesquisa e desenvolvimento, mas os resultados não têm sido positivos por falta de definição de metas e resultados. 

(Márcio Braz) A constatação da equipe é que no caso da informática, a gente está constituindo uma indústria essencialmente montadora, ao privilegiar etapas da cadeia de produção de menor valor agregado, e os objetivos que era efetivamente promover e tornar o pais competitivo no setor de tecnologia em âmbito internacional acabam não se mostrando efetivos. 

(Repórter) A recomendação do TCU é que haja um melhor acompanhamento da política de incentivo à ciência e tecnologia, com redução da burocracia, aprimoramento dos processos e prestação de contas.
25/05/2015, 01h55 - ATUALIZADO EM 25/05/2015, 01h55
Duração de áudio: 02:04
Ao vivo
00:0000:00