CCT debate estímulo a parques tecnológicos — Rádio Senado
Audiência pública

CCT debate estímulo a parques tecnológicos

O Brasil conta com 43 parques tecnológicos em operação e outros 60 em fase de implantação. Os espaços contam com a integração de pesquisa científica, empresas e organizações governamentais. A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado (CCT) debateu o funcionamento dos parques tecnológicos e como eles colaboram com a inovação no país. A reportagem é de Rodrigo Resende, da Rádio Senado. Ouça o áudio com mais informações.

12/06/2019, 13h02 - ATUALIZADO EM 12/06/2019, 14h42
Duração de áudio: 02:05
Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) realiza audiência pública para discutir desenvolvimento regional por intermédio dos parques tecnológicos, com a participação de especialistas da área.

Mesa:
superintendente Executiva da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Sheila Oliveira Pires;
diretor Adjunto do Parque Tecnológico Metrópole Digital, Rodrigo Romão do Nascimento;
presidente da CCT, senador Vanderlan Cardoso (PP-GO); 
superintendente de Inovação e Desenvolvimento da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Jorge Audy;
diretor de Desenvolvimento de Negócios do Parque Tecnológico de São José dos Campos, Elso Alberti Júnior;
diretor do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, Eduardo Gurgel do Amaral. 

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: O BRASIL CONTA COM 43 PARQUES TECNOLÓGICOS EM OPERAÇÃO. OS ESPAÇOS INTEGRAM PESQUISA CIENTÍFICA, EMPRESAS E ORGANIZAÇÕES GOVERNAMENTAIS. LOC: A COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DEBATEU O FUNCIONAMENTO DESTES ESTABELECIMENTOS. REPÓRTER RODRIGO RESENDE: (Repórter) Um espaço que reúne empresas que estão envolvidas principalmente na produção de conhecimento e de novas tecnologias. Os parques tecnológicos foram tema de debate na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado. De acordo com a Superintendente Executiva da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores, ANPROTEC, Sheila Oliveira Pires, os parques colaboram na qualificação para um novo tipo de economia: (Sheila Oliveira Pires) Os parques tecnológicos são complexos de desenvolvimento econômico e tecnológico que visam fomentar economias baseadas no conhecimento por meio da integração da pesquisa cientifica e tecnológica, negócios e empresa e organizações governamentais em um espaço físico. (Repórter) Muitos parques tecnológicos estão ligados à Universidades e Institutos Federais de Ensino. Rodrigo Romão, Diretor Adjunto do Parque Tecnológico Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, destacou o exemplo potiguar: (Rodrigo Romão) Com isso, o aluno formado pela UFRN é capaz de trabalhar em projetos de pesquisa e desenvolvimento, isso vai dar um suporte na retenção desses talentos e atração de empresas para a região. (Repórter) Para o Diretor de Desenvolvimento de Negócios do Parque Tecnológico de São José dos Campos, Elso Alberti Júnior, os parques tecnológicos podem ser uma das soluções para a crise de empregos no país: (Elso Alberti Júnior) Esses estudantes eles não possam gerar um valor econômico por meio de novos empreendimentos, mas também gerar emprego. A gente sabe que as pequenas e médias empresas geram mais 70% dos empregos no país. (Repórter) O senador Vanderlan Cardoso, do PP de Goiás, ressaltou a importância regional dos parques tecnológicos: (Vanderlan Cardoso) A interação entre empresas e instituições de ensino é de fundamental importância para o desenvolvimento regional, estimulando a sinergia de experiências entre as empresas, tornando-as mais competitivas. (Repórter) De acordo com a ANPROTEC, existem 43 parques tecnológicos em operação no país e 60 estão em fase de implantação.

Ao vivo
00:0000:00