CCT debate com especialistas marco regulatório de terras-raras — Rádio Senado

CCT debate com especialistas marco regulatório de terras-raras

LOC: ESPECIALISTAS DO SETOR DE MINERAÇÃO VIERAM AO SENADO HOJE PARA DISCUTIR O MARCO REGULATÓRIO DE TERRAS-RARAS. 

LOC: ELES PEDIRAM MAIS DINHEIRO PARA A CAPACITAÇÃO DE MÃO DE OBRA E PARA O DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS NO SETOR. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS: 

TÉC: Os especialistas destacaram que é preciso atenção na hora de criar um marco regulatório e evitar que a lei seja restritiva e afaste o investidor. Na opinião dos geólogos e engenheiros que participaram da reunião na subcomissão encarregada de elaborar o projeto de regulamentação do setor, o governo pode colaborar investindo na capacitação da mão de obra, no incentivo à pesquisa científica nas universidades e na melhoria do sistema de tributação. Outra sugestão é que o Poder Público estimule a instalação de empresas especializadas na separação desses elementos químicos e em indústrias de ponta que utilizem as matérias primas, como as do setor elétrico eletrônico. O senador Luiz Henrique, do PMDB de Santa Catarina, que solicitou a audiência pública, explicou que a intenção é garantir que o setor produtivo de terras raras seja protegido das variações de preço do mercado e do monopólio de países como a China sobre as tecnologias de exploração e aplicação desses minerais. 

(Luiz Henrique) O marco regulatório que nos desejamos fazer é o que nos estamos fazendo é no sentido de gerar uma energia nacional que permita o domínio desse setor tão importante. 

(REPÓRTER) Já o senador Aníbal Diniz, do PT do Acre, que preside a subcomissão, destacou que o interesse pelo assunto motivou a ampliação do número de encontros para debate de três para cinco. 

(Aníbal Diniz)  Como um grato resultado da primeira audiência publica nos foram encaminhados vários pedidos de participação e sugestões de convites de senadores dessa casa em virtude disso deliberamos pela ampliação da série de audiências publicas incluindo outras duas ao nosso calendário.

(REPÓRTER) Entre os temas das próximas reuniões estão o descarte e a reciclagem dos produtos que têm elementos químicos do grupo de terras raras na sua composição, como baterias de celular e telas de plasma, por exemplo. A próxima reunião sobre o marco regulatório para a exploração de terras raras está marcada para 6 de junho.
23/05/2013, 01h20 - ATUALIZADO EM 23/05/2013, 01h20
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00