Reforma da Previdência

CCJ debate PEC Paralela da Previdência

02:13CCJ debate PEC Paralela da Previdência

Transcrição LOC: COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA DEBATE PROPOSTA PARALELA DA PREVIDÊNCIA, QUE INCLUI ESTADOS, DISTRITO FEDERAL E MUNICÍPIOS NAS REGRAS DA REFORMA. LOC: A PEC 133 DE 2019 PREVÊ TAMBÉM BENEFÍCIO A CRIANÇAS VIVENDO EM SITUAÇÃO DE POBREZA. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA. TÉC: A proposta paralela permite que estados, Distrito Federal e municípios adotem as mesmas regras da previdência social utilizadas pela União, incluindo tempo de contribuição, idade mínima e demais requisitos para aposentadoria, critérios para servidores públicos e para concessão de pensão por morte. A novidade do texto é a criação de benefício mensal para crianças de até cinco anos que vivem em situação de pobreza, para auxiliar no custeio de necessidades nutricionais da infância. O secretário do Ministério da Economia, Leonardo Guimarães, afirma que, sem as mudanças, o déficit do setor pode comprometer outros investimentos essenciais. (LEONARDO) Nos últimos dez anos a despesa previdenciária cresceu em média 5,2 por cento ao ano. O regime geral teve um déficit de 113 bilhões no ano passado, a estimativa é de 125 para esse ano. Um crescimento de despesa dessa magnitude é insustentável manter o modelo atual. Para o gasto continuar no mesmo percentual do pib precisaríamos crescer 6 por cento ao ano, todos os anos nos próximos 40 anos. Rep: Já o mestre em História Econômica pela Universidade de São Paulo, André Luiz Passos Santos, acusa o governo de usar cálculos mentirosos. (ANDRÉ) O Governo mentiu. O subsídio vai diminuir para os mais pobres. Nós corremos o risco de jogar 4 milhões e meio de pessoas na pobreza, mais do que dobrar a pobreza como ela existe hoje. Um dia a sociedade vai nos cobrar isso. Rep: O relator do texto, senador Tasso Jereissati, do PSDB do Ceará, rebate a crítica e defende a equipe de servidores que trabalha na construção da proposta da previdência. (TASSO)Todas as reuniões que eu tive sobre a previdência foram com servidores públicos extremamente honestos, corretos. Fazer uma acusação deste trabalho feitos por es profissionais de falsificação e manipulação é muito grave. Discordar de um cálculo, da metodologia, tudo bem, essa acusação eu não aceito. Rep: A CCJ vai fazer outra audiência pública sobre a PEC paralela nesta quinta-feira e o relatório deve ser apresentado ainda nesta semana, para que a votação do texto na comissão aconteça já na semana que vem. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira.

Comissão de Constituição e Justiça faz audiência Pública para debater PEC Paralela da Previdência. A proposta permite que estados, Distrito Federal e municípios adotem as mesmas regras da previdência social utilizadas pela União, incluindo tempo de contribuição, idade mínima e demais requisitos para aposentadoria, critérios para servidores públicos e para concessão de pensão por morte. As informações com a repórter Raquel Teixeira.

TÓPICOS:
Aposentadoria  CCJ  Ceará  Constituição  Distrito Federal  Economia  Estados  História  Infância  Investimentos  Justiça  Municípios  PIB  Pobreza  Previdência  PSDB  São Paulo  Senador Tasso Jereissati  Servidores públicos  Trabalho  União  Reforma da Previdência 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo