Senado aprova recondução de Bandeira de Mello Filho para Conselho Nacional do Ministério Público — Rádio Senado
CNMP

Senado aprova recondução de Bandeira de Mello Filho para Conselho Nacional do Ministério Público

O Senado aprovou a recondução de Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho, Secretário Geral da Mesa do Senado, ao Conselho Nacional do Ministério Público por mais dois anos. O senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) defendeu a atuação de Bandeira no CNMP, principalmente em relação a pedido de apuração sobre uso político de investigações durante o período eleitoral.

12/12/2018, 12h32 - ATUALIZADO EM 12/12/2018, 17h31
Duração de áudio: 01:34
Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) realiza sabatina de 
indicado para ser reconduzido ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), na vaga destinada ao Senado Federal.

Em pronunciamento, indicado para ser reconduzido ao Conselho Nacional do Ministério Público, na vaga destinada ao Senado Federal, Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho.

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: OS SENADORES APROVARAM A RECONDUÇÃO DE LUIZ FERNANDO BANDEIRA DE MELLO FILHO AO CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO POR MAIS DOIS ANOS. LOC: BANDEIRA, QUE ACUMULA A FUNÇÃO COM A DE SECRETÁRIO-GERAL DA MESA DO SENADO, PASSOU POR SABATINA NA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA, COMO INFORMA O REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. (Repórter) O secretário-geral da Mesa do Senado, Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho, foi escolhido pelos senadores há dois anos para compor o Conselho Nacional do Ministério Público. A recondução ao cargo passou por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça. Bandeira justificou pedido que fez para apurar a possível coincidência de ações do MP contra candidatos no período eleitoral, o que poderia configurar um uso político dos processos, segundo ele. ( Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho) Se a cronologia da investigação foi adequada, se o processo estava, os promotores estavam pedindo informações, estavam recebendo e chegou-se à conclusão do inquérito, coincidentemente no período eleitoral, é obrigação do promotor fazer realmente é a denúncia ou eventualmente pedir diligências que julgar convenientes. O que não pode é ele forçar essa coincidência. (Repórter): Antonio Anastasia, senador do PSDB de Minas Gerais, defendeu a atuação de Bandeira no episódio. (Antonio Anastasia) Nós todos defendemos a atuação do Ministério Público, é fundamental e imprescindível à democracia, mas sabemos que alguns casos - até porque os promotores são humanos, nós todos, - e, portanto, não são infalíveis, nos interiores dos estados ou uma vez ou outra, acaba havendo a participação política indevida que sabemos que não deve haver. Já que o Ministério Público deverá ser totalmente Imparcial. (Repórter): Bandeira de Mello respondeu também a internautas, quando explicou que não recebe salário extra pelo Conselho e que, pessoalmente, é contra o auxílio-moradia a integrantes do Ministério Público. OFS 77/2018

Ao vivo
00:0000:00