CCJ aprova projeto que cria regras para clonagem de animais — Rádio Senado

CCJ aprova projeto que cria regras para clonagem de animais

LOC: A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA APROVOU O PROJETO QUE CRIA REGRAS PARA A CLONAGEM DE ANIMAIS.  

LOC: A PROPOSTA É CONSIDERADA UMA PRIORIDADE DA PECUÁRIA BRASILEIRA E PREVÊ A COMERCIALIZAÇÃO DE ANIMAIS COMO CAVALOS, BOIS E OVELHAS CLONADOS. REPÓRTER GEORGE CARDIM.  

Téc: A clonagem é uma técnica de reprodução artificial em que é usado o material genético de um único indivíduo. O projeto da senadora Kátia Abreu, do PSD do Tocantins, regulamenta a técnica e é considerado uma prioridade da pecuária. O objetivo é permitir que o avanço da clonagem de espécies de interesse comercial aconteça com segurança jurídica. O texto determina que apenas os fornecedores registrados nos órgãos de fiscalização poderão produzir clones ou material genético animal. O presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle, senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, disse que a iniciativa pode melhorar a produtividade do rebanho bovino brasileiro. 

(Rollemberg) Uma das questões ambientais estratégicas para os próximos anos é aumentar a produtividade da nossa pecuária. Nós vamos aí desopucar milhões de hectares que poderão ser usados para o desenvolvimento da agricultura e da agroenergia. E para aumentar a produtividade de nosso rebanho o melhoramento genético é fundamental. Portanto, regulamentar isso é importante e estratégico 

(REP) A clonagem de animais silvestres, exóticos ou domésticos será permitida em caráter de pesquisa, e os animais deverão ser monitorados pelo órgão oficial durante toda a vida. A empresa que descumprir a lei poderá pagar multa e até ser fechada. O projeto segue agora para análise da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado.
23/05/2012, 03h30 - ATUALIZADO EM 23/05/2012, 03h30
Duração de áudio: 01:38
Ao vivo
00:0000:00