CCJ aprova PEC que institui a avaliação periódica de políticas públicas — Rádio Senado
CCJ

CCJ aprova PEC que institui a avaliação periódica de políticas públicas

As políticas públicas, como incentivos fiscais a determinados setores, devem passar por uma avaliação periódica. É o que diz proposta de emenda constitucional (PEC 26/2017) aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) nesta quarta-feira (20). Senadores como Antonio Anastasia (PSDB-MG) e Esperidião Amin (PP-SC) ressaltaram a importância de avaliar a eficiência, custo e eficácia de programas e incentivos governamentais.

20/02/2019, 13h25 - ATUALIZADO EM 20/02/2019, 15h48
Duração de áudio: 01:37
Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) realiza reunião com 9 itens na pauta. Entre eles, o PLS 610/2015, que dispensa empresas optantes do regime de tributação com base no lucro presumido de retenção na fonte de alguns tributos federais.

Mesa:
presidente da CCJ, senadora Simone Tebet (MDB-MS);
senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE).

Bancada:
senador Fabiano Contarato (Rede-ES); 
senador Dário Berger (MDB-SC);
senador Jorge Kajuru (PSB-GO); 
senador Antonio Anastasia (PSDB-MG);
senador Elmano Férrer (Pode-PI); 
senador Major Olimpio (PSL-SP).

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: AS POLÍTICAS PÚBLICAS, COMO INCENTIVOS FISCAIS A DETERMINADOS SETORES, DEVEM PASSAR POR UMA AVALIAÇÃO PERIÓDICA. LOC: É O QUE DIZ PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO APROVADA NA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA NESTA QUARTA-FEIRA. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. (Repórter) A proposta insere na Constituição a determinação para que o Tribunal de Contas da União e os sistemas de controle interno dos três poderes avaliem, periodicamente, as políticas públicas em vigor. O senador Antonio Anastasia, do PSDB de Minas Gerais, explicou que a ideia é que incentivos fiscais setoriais e programas de governo, como o Bolsa Família, sejam avaliados em relação a custo, eficácia e eficiência: (Antonio Anastasia) Essa análise de eficiência e eficácia, porém, deve se estender às próprias políticas públicas e à verificação de seus resultados concretos para os destinatários, não somente a seus aspectos orçamentários e financeiros. Se a avaliação sistemática de programas governamentais dirigida ao aperfeiçoamento da gestão pública já se revela imperiosa como medida de racionalização do uso de recursos públicos, mais urgente se faz a sua implantação no atual cenário de crise nas finanças públicas. (Repórter) Esperidião Amin, senador do PP de Santa Catarina, afirmou que a questão de subsídios e incentivos fiscais merece uma reavaliação. (Esperidião Amin) Pela caixa preta que existe. Não se sabe quem foi beneficiado. Não se sabe qual foi o benefício - especialmente quanto à três tópicos. Trabalho, criou trabalho? Manteve trabalho, manteve emprego? E criar emprego é muito importante. Segundo, deu ao setor competitividade, ou apenas incorporou, e e diluiu? E o terceiro o quê consumidor ganhou com isso, a sociedade. (Repórter) A PEC segue para votação, em dois turnos, no Plenário do Senado e depois para a análise da Câmara dos Deputados. Da Rádio Senado, Bruno Lourenço. PEC 26/2017

Ao vivo
00:0000:00