Senadores debatem ambiente de negócios durante sabatina de ministro do TST — Rádio Senado
Sabatina

Senadores debatem ambiente de negócios durante sabatina de ministro do TST

A Comissão de Constituição e Justiça aprovou a indicação de Evandro Pereira Valadão Lopes para o Tribunal Superior do Trabalho. Senadores como Flávio Bolsonaro (PSC-RJ) e Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB) aproveitaram a sabatina para apontar avanços e retrocessos da Reforma Trabalhista. A indicação seguiu para votação no plenário do senado. A reportagem é de Bruno Lourenço, da Rádio Senado.

12/06/2019, 16h24 - ATUALIZADO EM 12/06/2019, 16h52
Duração de áudio: 01:45
Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) realiza sabatina de indicado para exercer o cargo de ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

À mesa, em pronunciamento, indicado para exercer o cargo de ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Evandro Pereira Valadão Lopes.

Foto: Pedro França/Agência Senado
Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA APROVOU A INDICAÇÃO DE EVANDRO PEREIRA VALADÃO LOPES PARA O TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO. LOC: A INDICAÇÃO SEGUE PARA VOTAÇÃO NO PLENÁRIO DO SENADO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. (Repórter) Senadores como Flávio Bolsonaro, do PSL do Rio de Janeiro, aproveitaram a sabatina na Comissão de Constituição e Justiça para reclamar do ambiente hostil para o empreendedorismo no Brasil. (Flávio Bolsonaro) Então, hoje ser empregador no Brasil é quase uma missão impossível. E é óbvio que a alta carga tributária, a burocracia, enfim, toda a complexa legislação também pesa, os encargos trabalhistas. (Repórter): Outros, como Veneziano Vital do Rêgo, do PSB da Paraíba, disseram que o País precisa sair dos extremos, do “nós contra eles”. (Veneziano) Então, o Senador Flávio Bolsonaro diz, e eu não discordo: "É difícil ser empresário no País". E eu diria: imagine ser empregado no nosso País! É muito mais difícil. É muito mais duro. Inclusive chegar à condição de um posto de trabalho. (Repórter) Evandro Pereira Valadão Lopes destacou que a reforma trabalhista, apesar de imperfeições, reduziu o número de processos. E defendeu a importância dos sindicatos para a melhoria das relações de trabalho. (Evandro Pereira Valadão Lopes) Não conheço experiência no mundo de uma legislação de trabalho que tenha dado certo sem um modelo sindical satisfatório, com o pluralismo sindical, com sindicatos fortes. A equação me parece que é esta: na medida em que o Estado se afasta da proteção dos grupos de trabalhos sociais, os sindicatos têm de ser fortes para ocupar esses espaços. (Repórter) Evandro Lopes também disse ser um entusiasta das mediações na Justiça Trabalhista. MSF 19/2019

Ao vivo
00:0000:00