CAS pode votar projeto que permite venda fracionada de medicamentos veterinários — Rádio Senado
Comissões

CAS pode votar projeto que permite venda fracionada de medicamentos veterinários

Está na pauta da reunião da Comissão de Assuntos Sociais, nesta quarta-feira (18), o PLC 59/2017, de autoria do deputado Ricardo Izar (PSD/SP), que permite a venda fracionada de medicamentos veterinários em clínicas e pet shops. A proposta busca evitar desperdícios e diminuir o preço dos remédios. A relatora da proposta, senadora Lídice da Mata (PSB-BA), observou que a venda fracionada já é adotada nos remédios para seres humanos e explicou que a divisão deve ser feita pelo médico veterinário responsável pelo estabelecimento. Ela concorda que o projeto vai contribuir para o barateamento dos medicamentos veterinários.

16/10/2017, 17h10 - ATUALIZADO EM 16/10/2017, 17h53
Duração de áudio: 01:41
Comissão de Assuntos Sociais (CAS) realiza reunião deliberativa com 15 itens. Na pauta, o SCD 6/2016, que institui o Estatuto da Segurança Privada. 

À mesa, presidente da CAS, senadora Marta Suplicy (PMDB-SP).

À bancada:
senadora Maria do Carmo (DEM-SE)
senador Armando Monteiro (PTB-PE); 
senador José Pimentel (PT-CE); 
senador Airton Sandoval (PMDB-SP);
senador Vicentinho Alves (PR-TO); 
senador Wellington Fagundes (PR-MT); senadora Ana Amélia (PP-RS).

Foto: Pedro França/Agência Senado
Foto: Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DEVE VOTAR NESTA QUARTA-FEIRA O PROJETO QUE PERMITE A VENDA FRACIONADA DE MEDICAMENTOS VETERINÁRIOS EM CLÍNICAS E PET SHOPS. LOC: A PROPOSTA BUSCA EVITAR DESPERDÍCIOS E DIMINUIR O PREÇO DOS REMÉDIOS. REPÓRTER GEORGE CARDIM. TÉC: O projeto já aprovado pela Câmara dos Deputados determina a venda fracionada de medicamentos em clínicas veterinárias e pet shops. O texto estabelece que as embalagens fracionadas devem conter todas as informações sobre os remédios comercializados, como dosagem, indicação e efeitos colaterais. A relatora da proposta, senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, observou que a venda fracionada já é adotada nos remédios para seres humanos e explicou que a divisão deve ser feita pelo médico veterinário responsável pelo estabelecimento. Ela lembrou que o Senado já aprovou uma lei que permite a produção e a venda de medicamentos genéricos veterinários e defendeu que a venda fracionada vai evitar desperdícios e assegurar o acesso a produtos mais baratos nas prateleiras. (Lídice) “Esse projeto vem no sentido permitir o barateamento dos remédios, do medicamentos, para uso veterinário, parta o produtor rural e para as pessoas que são donas, proprietárias de animais, mesmo que de animais domésticos, de pequeno porte. Isso busca dar mais acesso à saúde à animal em nosso país” (Cardim) O texto também estabelece um prazo de um ano para que os laboratórios destinem pelo menos 30 por cento das embalagens produzidas para a venda fracionada. Após a análise na Comissão de Assuntos Sociais, a proposta segue para o plenário do Senado. Da Rádio Senado, George Cardim. PLC 59/2017

Ao vivo
00:0000:00