Comissões

CAS debate saúde indígena

01:19CAS debate saúde indígena

Transcrição LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS VAI DISCUTIR AS PROPOSTAS DO GOVERNO SOBRE A POLÍTICA DE SAÚDE DOS POVOS INDÍGENAS. LOC: DEVEM PARTICIPAR AUTORIDADES, ESPECIALISTAS, LIDERANÇAS INDÍGENAS E ENTIDADES LIGADAS AO TEMA. MAIS DETALHES COM O REPÓRTER GEORGE CARDIM. (Téc): A Comissão de Assuntos Sociais vai debater a política de saúde dos povos indígenas com autoridades, especialistas, lideranças e entidades ligadas ao tema. O senador Rogério Carvalho, do PT de Sergipe, explicou que o colegiado também deve discutir a recente proposta anunciada pelo governo de municipalização do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, atualmente vinculado ao Ministério da Saúde (Rogério Carvalho): “Será que os Municípios, com a sua pouca infraestrutura, vão ser capaz, em Estados como o Amazonas, que tem distâncias de 2 mil quilômetros, em que só dá para chegar de barco ou de avião. Há Municípios no Brasil que, de uma ponta a outra, têm mil quilômetros de extensão. Será que vai ser possível a esse Município prover as condições para garantir a esses povos a atenção à saúde? (Repórter): Entre os problemas de saúde enfrentados nas comunidades indígenas e aldeias do país estão o crescimento de casos de diabetes, malária, desnutrição infantil, alcoolismo e obesidade.

A Comissão de Assuntos Sociais vai debater a política de saúde dos povos indígenas com autoridades, especialistas, lideranças e entidades ligadas ao tema. O autor do pedido, senador Rogério Carvalho, (PT-SE) explicou que o colegiado também deve discutir e propor mudanças na recente proposta anunciada pelo governo de municipalização do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, atualmente vinculado ao Ministério da Saúde.

TÓPICOS:
Amazonas  CAS  Comissão de Assuntos Sociais  Comissões  Estados  Indígenas  Infraestrutura  Lideranças  Ministério da Saúde  Municípios  Obesidade  Política  Povos Indígenas  PT  Saúde  Senador Rogério Carvalho  Sergipe 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo