Audiência pública

CAS debate prevenção ao câncer de colo de útero

01:40CAS debate prevenção ao câncer de colo de útero

Transcrição LOC: A COMISSÃO DE ASSUSTOS SOCIAIS DEBATEU EM AUDIÊNCIA PÚBLICA, NESTA TERÇA-FEIRA, MEDIDAS DE COMBATE E PREVENÇÃO AO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO. LOC: A DOUTORA NISE YAMAGUCHI ALERTOU QUE A VACINAÇÃO CONTRA O HPV EM JOVENS É A MELHPR FORMA DE PREVENÇÃO. A REPORTAGEM É DE LÍVIA TORRES: (Repórter) No Brasil, cerca de 16 mil novos casos de câncer de colo de útero são diagnosticados por ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer, o INCA. O câncer de colo de útero é causado pelo vírus HPV. Por sugestão da senadora Maria do Carmo Alves, do Democratas de Sergipe, a Comissão de Assuntos Sociais debateu formas de prevenção da doença. O representante da Associação Médica Brasileira, Etelvino Trindade, comentou que o Brasil precisa melhorar a assistência básica à saúde e vacinar o maior número possível de pessoas: (Etelvino Trindade) “A prevenção sozinha não vai resolver o problema do câncer a curto prazo, exercerá se for vacinação em massa. No Brasil há de ser aprimorado o acesso a estruturação eficiente de uma rede assistencial de referência e contra-referência e implica maiores investimentos para prover recursos humanos e insumos” (Repórter) A representante da Associação Brasileira de Mulheres Médicas, doutora Nise Yamaguchi, afirmou que a vacinação em massa dos jovens é a melhor forma de reduzir os casos futuros da doença: (Nise Yamaguchi) “A meta de cobertura seria vacinar 80% da população alvo para reduzir a incidência nos próximos 10 anos. Vacinação de meninas e meninos porque aí você diminui a infecção cruzada de 9 a 14 anos e deve-se dizer que isso não significa esse esteja estimulando a Iniciação sexual né que é uma coisa que muitas vezes as mães não querem vacinar porque diz que sua estimula a iniciação, não é isso a educação para que a pessoa tenha a proteção para o futuro” (Repórter) Além da vacina contra o HPV, o câncer de colo de útero pode ser prevenido com o uso da camisinha.

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) promoveu uma audiência pública nesta terça-feira (10) para discutir a prevenção ao câncer de útero, causado pelo vírus HPV. A representante da Associação Brasileira de Mulheres Médicas, Nise Yamaguchi, alertou que a vacina contra o HPV deve ser feita em todos os jovens, independentemente do gênero. O debate na CAS foi solicitado pela senadora Maria do Carmo Alves (Democratas-SE).  

TÓPICOS:
Câncer  Comissão de Assuntos Sociais  Educação  Investimentos  Rede  Saúde  Senadora Maria do Carmo Alves  Sergipe  CAS  câncer de colo de útero 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo