CAS debate criação da Semana Nacional da Pessoa Idosa — Rádio Senado
Audiência pública

CAS debate criação da Semana Nacional da Pessoa Idosa

Em audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais, o Senado discutiu a criação da Semana Nacional da Pessoa Idosa. A proposta do senador Marcelo Castro (MDB-PI) destaca que a população idosa vem crescendo no Brasil e que a data servirá de ponto de partida para se pensar em políticas públicas para essa parcela da sociedade.

30/05/2019, 12h46 - ATUALIZADO EM 30/05/2019, 12h46
Duração de áudio: 01:28
Comissão de Assuntos Sociais (CAS) realiza audiência pública interativa para tratar sobre a relevância da instituição, por Projeto de Lei, da Semana Nacional da Pessoa Idosa.

Mesa:
presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Carlos André Uehara;
coordenador da Universidade da Maturidade, Luiz Sinésio Silva Neto;
coordenadora de Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde, Elizabete Ana Bonavigo;
presidente da CAS, senador Romário (Pode-RJ);
coordenadora-geral do Sistema de Indicadores de Saúde e Acompanhamento de Políticas do Idoso da Fiocruz, Dalia Romero;
secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Antonio Costa.

Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Roque de Sá/Agência Senado

Transcrição
LOC: AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE CRIAÇÃO DA SEMANA NACIONAL DA PESSOA IDOSA, A SER CELEBRADA EM OUTUBRO LOC: SENADOR MARCELO CASTRO DESTACA QUE A POPULAÇÃO IDOSA VEM CRESCENDO NO BRASIL E QUE A DATA SERVIRÁ DE PONTO DE PARTIDA PARA SE PENSAR EM MAIS POLÍTICAS PÚBLICAS. REPORTAGEM DE JOSÉ ODEVEZA. (Repórter) Segundo projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a população idosa deverá dobrar até o ano de 2042. A partir desses números, o senador Marcelo Castro, do MDB do Piauí, quer que seja criada a Semana Nacional da Pessoa Idosa, a ser comemorada na primeira semana de outubro. Para Marcelo Castro, a data é o primeiro passo para refletir sobre a condição do idoso no Brasil. Ele destaca que será o ponto de partida para garantir mais políticas públicas para essa parcela da sociedade. (Marcelo Castro) Nós julgamos da mais alta relevância, que é uma preocupação mundial hoje, de organismos como a ONU, o tratamento e a atenção que a gente precisa ter de políticas públicas para as pessoas idosas. Por que graças a Deus nós estamos vivendo mais, aqui e alhures. No mundo inteiro está registrando uma taxa de idosos mais do que tínhamos antes. (Repórter) A presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Lúcia Secoti, enfatizou a importância da criação da Semana. Segundo ela, a data não afetará apenas os idosos, mas também abrirá portas para discussão do envelhecimento digno. (Lúcia Secoti) Porque a gente vê também na Semana Nacional essa possibilidade de articulação, essa possiblidade de contribuição com o envelhecimento digno. Que é o que a gente tem buscado cada vez mais na formulação das políticas públicas. (Repórter) A audiência contou com a participação de alunos e professores da Universidade da Maturidade de Tocantins.

Ao vivo
00:0000:00