CAS aprova exigência de UTI móvel em estádios durantes jogos — Rádio Senado

CAS aprova exigência de UTI móvel em estádios durantes jogos

LOC: A PRESENÇA DE UTI MÓVEL NOS ESTÁDIOS DURANTE OS JOGOS DE FUTEBOL PODE SER OBRIGATÓRIA. 

LOC: A PROPOSTA QUE TRATA DESSA EXIGÊNCIA FOI APROVADA PELA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS NA ULTIMA QUARTA-FEIRA. OS DETALHES COM A REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS. 

TÉC: Os casos de emergência médica nos estádios de futebol podem ter um destino menos dramático. Um projeto do senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, modifica o estatuto do torcedor para exigir que as praças esportivas disponham de pelo menos uma UTI móvel nas partidas com publico igual ou superior a dez mil torcedores. Para o senador Eduardo Amorim, relator do projeto, a presença da UTI móvel gera mais segurança para atletas e espectadores. 

(Eduardo Amorim) É inegável que o torcedor tem direito a frequentar os estádios com tranqüilidade, devendo ser garantida a sua segurança antes, durante e depois das partidas.

(REPÓRTER) Na mesma reunião os senadores aprovaram o projeto que determina o pagamento de um valor adicional por atividade de risco aos vigilantes de instituições federais de ensino superior e pesquisa científica. O autor da matéria é o ex-senador gaúcho Sergio Zambiasi. A relatora, senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, lembrou que a situação de violência nas grandes cidades justifica a iniciativa. 

(Ana Amélia) Hoje, no campus universitário, a gente vê problemas não só com os vigilantes, mas com os próprios alunos, professores, sujeitos aos riscos de áreas públicas, nas quais é preciso um cuidado maior no aspecto da segurança. 

(REPÓRTER) Apesar de serem responsáveis pela segurança dos prédios, funcionários, professores e alunos, os vigilantes de instituições federais de ensino e pesquisa não tem autorização para portar armas de fogo para o exercício da atividade. Com a aprovação da comissão, a matéria segue para análise da Câmara dos Deputados. A CAS aprovou ainda o projeto que regulamenta a equoterapia, uma atividade terapêutica que trata o paciente por meio de aulas de equitação e contato com os cavalos.
01/11/2012, 00h47 - ATUALIZADO EM 01/11/2012, 00h47
Duração de áudio: 01:44
Ao vivo
00:0000:00