Audiência pública

Capes terá 5 mil bolsas para estudantes que optarem por Pedagogia

02:22Capes terá 5 mil bolsas para estudantes que optarem por Pedagogia

Transcrição LOC: UM DOS PROGRAMAS DA CAPES PARA 2020 VAI DESTINAR 5 MIL BOLSAS DE MIL E CEM REAIS PARA ESTUDANTES QUE CONSEGUIREM BOAS NOTAS NO ENEM E OPTAREM POR PEDAGOGIA. LOC: O PRESIDENTE DA INSTITUIÇÃO PARTICIPOU DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO. A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE: (Repórter) A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, é uma fundação ligada ao Ministério da Educação responsável por vários aspectos da pós-graduação no Brasil. É a CAPES que promove a divulgação de pesquisas, avalia cursos de mestrado e doutorado e também participa da distribuição de incentivos como bolsas, auxílios temporários para participação de pós-graduandos em eventos e outras formas de apoio. Desde 2007, a CAPES também atua na formação de professores da educação básica. O presidente da Instituição, Anderson Ribeiro Correia, antecipou para a Comissão de Educação os planos para 2020. Um deles busca incentivar que estudantes com boas notas no ENEM entrem no curso de Pedagogia. (Anderson Ribeiro Correia) Muitos alunos do vestibular, eles não escolhem a licenciatura ou Pedagogia. Nós estamos oferecendo o ano que vem cinco mil bolsas de 1100 reais para quem escolher essas carreiras e isso desde que ele tenha boas notas no ENEM. A gente quer trazer os melhores talentos do Enem para dentro da Pedagogia e da Educação Básica. (Repórter) A ideia foi saudada pelo vice-presidente da Comissão de Educação, senador Flávio Arns, da Rede Sustentabilidade do Paraná. (Flávio Arns) Porque toda a formação dos profissionais que atuam na educação básica, na creche, para escola Ensino Fundamental, ensino médio, educação profissional, tudo isso acontece na verdade através da formação do ensino superior. (Repórter) O senador Esperidião Amin, do PP de Santa Catarina, destacou as ações previstas pela Capes apesar da falta de recursos. Ele criticou os cortes feitos pelo Ministério da Educação. (Esperidião Amin) Eu estava visitando a Universidade Federal Santa Catarina quando saiu o anúncio do bloqueio. Então o desalento não foi só pelo corte, Até porque não foi a primeira vez, mas foi pela forma de anunciar. É doloroso quando esse contingenciamento não entra no mérito da questão, o mérito do contingenciamento não foi comunicado de maneira adequada e todo mundo sabe disso. (Repórter) Outro projeto da Capes prevê levar 650 professores da educação básica para ter experiências em países como Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Portugal.

Um dos programas da Capes para 2020 vai destinar 5 mil bolsas no valor de R$ 1,1 mil para estudantes de graduação, conforme informou o presidente da institução. A condição é que eles tenham obtido boas notas no Enem e que tenham optado pelo curso de pedagogia. A reportagem é de Rodrigo Resende. 

TÓPICOS:
Educação  Enem  Ensino Médio  Ensino Superior  Estados  Estados Unidos  Ministério da Educação  Paraná  Pedagogia  Portugal  PP  Professores  Rede  Rede Sustentabilidade  Santa Catarina  Senador Esperidião Amin  Senador Flávio Arns  Sustentabilidade 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo