Campanha pelo direito à educação é tema de debate no Senado — Rádio Senado
Educação

Campanha pelo direito à educação é tema de debate no Senado

Audiência pública discutiu o lançamento da Semana de Ação Mundial (SAM), iniciativa que ocorre simultaneamente em vários países para engajar a população em relação ao direto à educação. A discussão promovida pela Comissão de Educação atende a um pedido do senador Jean Paul Prates (PT-RN) e contou com convidados como a coordenadora do comitê no Distrito Federal da Campanha Nacional pelo Direto à Educação e o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação.

05/06/2019, 18h05 - ATUALIZADO EM 05/06/2019, 18h24
Duração de áudio: 01:48
Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realiza audiência pública interativa para discutir o lançamento, no âmbito da CE do Senado Federal, da Semana de Ação Mundial (SAM), coordenada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação. 

Mesa: 
presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (Undime/SP), Luiz Miguel Martins Garcia; 
coordenadora do Comitê DF da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Catarina de Almeida Santos; 
presidente eventual da CE, senador Jean Paul Prates (PT-RN); 
presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Manoel Gomes de Araújo Filho.

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Transcrição
LOC: O LANÇAMENTO DA SEMANA DE AÇÃO MUNDIAL FOI DISCUTIDO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO LOC: A INICIATIVA ACONTECE EM VÁRIOS PAÍSES LEVANDO INFORMAÇÕES PARA A POPULAÇÃO SOBRE O DIREITO À EDUCAÇÃO. REPÓRTER LÍVIA TORRES: TÉC: A semana de ação mundial acontece desde 2003 simultaneamente em mais de cem países levando informações para a população sobre o direto à educação. Logo no início do debate, o senador Jean Paul Prates, do PT do Rio Grande do Norte e autor do pedido de audiência pública, leu trechos de uma nota assinada por seis ex-ministros da educação que demonstram preocupação com as medidas adotadas pelo atual governo na área de educação. (Jean Paul Prates) “A educação se tornou a grande esperança, a grande promessa da nacionalidade da democracia, com espanto, porém, vemos que no atual governo ela é apresentada como ameaça” (Rep) A Coordenadora do Comitê DF da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Catarina de Almeida Santos, lembrou as manifestações que aconteceram em várias capitais contra os cortes na educação. (Catarina de Almeida Santos) “A sociedade brasileira, assim como o Congresso, ele pactuou que a educação era importante para esse país da creche a pós-graduação. E definiu o percentual do PIB exatamente para financiar isso. Eu acho que a população brasileira se mobiliza em prol da educação os atos, as paralisações que foram desenvolvidos em maio” (Rep) O Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Heleno Manoel Gomes de Araújo Filho, destacou a realidade dos estudantes que precisam trabalhar e não são atendidos pelas políticas públicas na área de educação. Muitos deles acabam desistindo da escola. (Heleno Manoel Gomes) “Eles esquecem essa realidade do povo brasileiro e impõe uma política eu expulsa nossa juventude da escola . Então vai na contramão do que o PNE apontou para gente que é a permanência” (Rep) A semana de Ação Mundial acontece entre os dias 2 e 9 de junho e tem como tema principal o Plano Nacional de Educação. Sob supervisão de Maurício de Santi, da Rádio Senado. Lívia Torres.

Ao vivo
00:0000:00