CAE vai ouvir Anac e companhias aéreas sobre aumento nas passagens após cobrança por bagagem — Rádio Senado
Audiência pública

CAE vai ouvir Anac e companhias aéreas sobre aumento nas passagens após cobrança por bagagem

Os presidentes da Anac e de companhias aéreas serão chamados pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) para explicar por que os preços aumentaram após a resolução que permitiu a cobrança por bagagem. A promessa era de acontecer justamente o contrário. Segundo o senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB – PE), a audiência pública será uma oportunidade de esclarecimento à população.

07/11/2017, 12h47 - ATUALIZADO EM 07/11/2017, 13h18
Duração de áudio: 01:27
Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) realiza reunião deliberativa com 19 itens. Entre eles, o PLS 505/2013, que cria a Tarifa Social de Água e Esgoto. 

Mesa: 
presidente da CAE, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE); 
senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO).

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: OS PRESIDENTES DA ANAC E DE COMPANHIAS AÉREAS SERÃO CHAMADOS PELA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS PARA EXPLICAR POR QUE OS PREÇOS AUMENTARAM APÓS A RESOLUÇÃO QUE PERMITIU A COBRANÇA POR BAGAGEM. LOC: A PROMESSA ERA DE ACONTECER JUSTAMENTE O CONTRÁRIO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. (Repórter) O pedido para a audiência pública veio da senadora Simone Tebet, do PMDB de Mato Grosso do Sul. Ela lembrou que a Agência Nacional de Aviação Civil autorizou a cobrança de bagagem com a justificativa de que a medida ia ao encontro de práticas internacionais e que reduziria o preço das passagens. (SIMONE): Há 4, 5 meses a resolução já está em vigor e estudos publicados nos grandes jornais do país, estudos do IBGE comprovam que nesses 4 meses de análise, enquanto a inflação não chegou a um dígito houve um aumento médio das passagens aéreas em 16,9%. (Repórter) O senador Fernando Bezerra Coelho, do PMDB de Pernambuco, disse que a audiência pública será uma oportunidade de esclarecimento à população. (Fernando Bezerra Coelho) Até porque a responsabilidade do Senado Federal a indicação dos diretores da ANAC. Para saber o que é que ocorreu. Qual foi a frustação? Houve algum aumento Extraordinário de combustível houve algum reajuste nos insumos dos custos das empresas de Aviação Civil é preciso detalhar isso aqui de forma muito clara porque nós estamos nos sentindo ludibriados enganados e cobrados dos nossos eleitores a onde andamos a reclamação é grande. (Repórter) Serão convidados para o debate, além dos presidentes da Anac e de companhias aéreas, representantes da OAB e de usuários de serviços aéreos. Requerimento 148/2017 da CAE

Ao vivo
00:0000:00