CAE vai debater aumento da dívida pública — Rádio Senado
Comissões

CAE vai debater aumento da dívida pública

A Comissão de Assuntos Econômicos vai debater o aumento acelerado da dívida pública do país, principalmente, a partir de 2018.  Representantes do Ministério da Economia e do Banco Central virão à comissão explicar formas de abater a dívida. A comissão também vai pedir informações sobre os empréstimos feitos por estados e municípios. Ouça mais detalhes na reportagem de Paula Groba, da Rádio Senado.

11/06/2019, 17h23 - ATUALIZADO EM 11/06/2019, 17h40
Duração de áudio: 02:04
Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) realiza reunião com 10 itens. Entre eles, o PL 1273/2019, que torna institutos federais referência tecnológica para micro e pequenas empresas.

Mesa:
deputado Marcelo Ramos (PL-AM);
presidente da CAE, senador Omar Aziz (PSD-AM); 
vice-presidente da CAE, senador Plínio Valério (PSDB-AM).

Foto: Jande de Araújo/Agência Senado
Foto: Jane de Araújo/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS VAI DEBATER O AUMENTO ACELERADO DA DÍVIDA PÚBLICA DO PAÍS, PRINCIPALMENTE A PARTIR DE 2018, COM REPRESENTANTES DO MINISTÉRIO DA ECONOMIA E DO BANCO CENTRAL. LOC: OS SENADORES TAMBÉM VÃO PEDIR INFORMAÇÕES SOBRE OS EMPRÉSTIMOS FEITOS POR ESTADOS E MUNICÍPIOS. REPÓRTER PAULA GROBA. Téc: O pedido para a audiência pública foi feito pelo senador Vanderlan Cardoso, do PP de Goiás, ao observar o aumento abrupto da dívida pública de 2018 pra cá e o momento em que o país se encontra, com debates sobre mudanças na Previdência Social e outros pontos para alavancar a economia do país. (VANDERLAN) Em 2008, nossa dívida era um trilhão e 700 milhões hoje tá 5 trilhões de 800 milhões. A reforma da Previdência vai trazer isso nos próximos dez anos: um trilhão, é o que estava se falando e a nossa dívida interna ela aumentou só em 2018 um trilhão e meio de reais. Nós precisamos discutir isso. (REP) O senador Eperidião Amin, do PP de Santa Catarina, apoiou o pedido de audiência e pediu ainda a presença de um representante do Banco Central para explicar à comissão porque o país não investe suas reservas cambiais para abater a dívida pública. (AMIN) O Brasil tem reservas superiores a 400 bilhões de dólares, reservas cambiais e nós tomamos emprestado, nós pagamos 9,5% ao ano então há uma diferença de 8 e meio por cento de juro anual que nós pagamos e que nós recebemos. Só essa diferença já tá mais ou menos o que nós estamos querendo na reforma da Previdência. (REP) O presidente da comissão, senador Omar Aziz, do PSD do Amazonas, ainda apresentou um pedido de informações aos bancos do Brasil e Caixa Econômica sobre os empréstimos feitos por estados e municípios desde janeiro deste ano. Segundo ele, esses empréstimos aumentam a dívida do país de forma significativa. (OMAR) Informando a essa comissão os empréstimos que já foram feitos até agora para os estados, municípios, de janeiro até agora, e quantos pedidos e o valor desses pedidos. Governos e municípios estão pegando recursos para fazer o quê? Para fazer obras e aumentar o custeio dos Estados municípios. (REP) A data da audiência pública ainda será marcada. Da Rádio Senado, Paula Groba. REQUERIMENTO 57/2019

Ao vivo
00:0000:00