Descriminalização do cultivo da maconha para uso terapêutico será debatida pela Comissão de Assuntos Sociais — Rádio Senado
Comissões

Descriminalização do cultivo da maconha para uso terapêutico será debatida pela Comissão de Assuntos Sociais

A Comissão de Assuntos Sociais vai debater a descriminalização do cultivo da maconha para uso pessoal terapêutico nesta quarta-feira (20). A audiência pública é interativa com participação pelo portal e-cidadania. Já a Comissão de Assuntos Econômicos vai analisar uma proposta que acaba com a limitação de 4 anos para o prazo de contratos de prestação de serviços celebrados entre empresas. Segundo o relator, senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), contratos longos contribuem para a redução de custos e o aumento da produtividade. E na pauta da Comissão de Educação está uma proposta que inclui alimentação e uniforme no rol dos gastos mínimos com manutenção e desenvolvimento do ensino previstos na Lei de Diretrizes e Bases. A reportagem é de Marcella Cunha, da Rádio Senado.

15/06/2018, 19h16 - ATUALIZADO EM 18/06/2018, 09h40
Duração de áudio: 02:42
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS PODERÁ AMPLIAR O PRAZO DE CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ENTRE EMPRESAS PARA ALÉM DOS ATUAIS 4 ANOS. LOC: JÁ A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS VAI DISCUTIR, EM AUDIÊNCIA PÚBLICA, A AUTORIZAÇÃO PARA O CULTIVO DA MACONHA PARA USO PESSOAL TERAPÊUTICO. A REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA. TÉC: A Comissão de Assuntos Econômicos vai analisar uma proposta que permite que contratos de prestação de serviços celebrados entre empresas tenham prazo superior a 4 anos. Em seu parecer, o senador Ricardo Ferraço, do PSDB do Espírito Santo, afirma que a limitação temporal prevista no Código Civil tinha por objetivo evitar formas modernas de servidão humana, porém não se aplica na relação entre empresas. Assim, o prazo de 4 anos continua valendo quando o prestador de serviços for pessoa física. Ferraço defende que contratos longos contribuem para a redução de custos e o aumento da produtividade. Já a Comissão de Educação vai deliberar de forma terminativa sobre um projeto que deixa claro que as despesas com alimentação e uniforme fazem parte do rol dos gastos mínimos com manutenção e desenvolvimento do ensino previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Embora a Constituição estabeleça que estados e municípios devem aplicar o percentual mínimo de 25% da receita em educação, o relator da proposta, senador Armando Monteiro, do PTB de Pernambuco, explica que é difícil determinar quais gastos se enquadram nessa rubrica. (Armando): “Por exemplo, transporte escolar é classificado dentro dessa rubrica, mas construir uma estrada que leve até a escola não. Por esse motivo, é importante para prefeitos e governadores saber exatamente o que é e o que não é despesa com manutenção e desenvolvimento do ensino.” (REP) Já a Comissão de Assuntos Sociais vai discutir a descriminalização do cultivo da cannabis sativa para uso pessoal terapêutico. O pedido para a realização da audiência pública foi feito pela senador Marta Suplicy, do MDB de São Paulo, que relata uma proposta com esse teor na Comissão de Direitos Humanos. Também será votado o relatório da comissão mista destinada a analisar a Medida Provisória 827, que regula a atuação dos agentes comunitários de saúde. Além de estabelecer uma jornada de trabalho de 40 horas, o texto prevê que a competência para o fornecimento e custeio dos deslocamentos desses agentes é dos estados e municípios. E na pauta da Comissão de Desenvolvimento Regional está uma proposta que desonera os tributos de execução musical para a sonorização do quarto de pousadas, hotéis e pensões. Para a autora da proposta, senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, esses locais não se encaixariam no princípio de “execução pública”. Da Rádio Senado, Marcella Cunha.

Ao vivo
00:0000:00