CAE e CI vão debater o transporte ferroviário — Rádio Senado

CAE e CI vão debater o transporte ferroviário

LOC: AS COMISSÕES DE INFRAESTRUTURA E DE ASSUNTOS ECÔNOMICOS DO SENADO VÃO DISCUTIR O TRANSPORTE FERROVIÁRIO DO PAÍS EM UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA.

LOC: O PEDIDO PARA O DEBATE FOI APROVADO NA TERÇA-FEIRA PELA CAE E HOJE PELA COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.

TÉC: As inúmeras queixas de usuários motivaram o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, Delcídio Amaral, do PT de Mato Grosso do Sul, a propor a audiência pública sobre o transporte ferroviário no País. Segundo Delcídio, várias concessionárias não estão cumprindo os contratos, e os empresários e passageiros são muito prejudicados. (DELCÍDIO) Estados estão sendo prejudicados, porque a partir do momento em que o transporte fica mais caro perdemos competitividade. E também outras questões, como direito de passagem, preço de frete. É a oportunidade de discutir abertamente os gargalos. (REP) A audiência deverá contar com a presença de representantes da ANTT, a Agência Nacional de Transporte Terrestre, de concessionárias de ferrovias, de empresas de transporte, produtores rurais e usuários de transporte de carga. Por sugestão do senador Aloyio Nunes Ferreira, do PSDB de São Paulo, o secretário de transportes de seu estado também deverá ser ouvido para falar sobre o ferroanel. (ALOYSIO) Mas não é um tema que diz respeito apenas ao meu estado, mas ao País. Que é o ferroanel. O anel da região metropolitana de São Paulo, que permitirá o escoamento das cargas ferroviárias margeando a região metropolitana da grande São Paulo, sem passar pelo centro de São Paulo. Hoje os trens de carga concorrem com os de passageiros. Passa tudo pela estação da luz. (REP) A entrega de grande parte da produção de grãos do centro-oeste no porto de Santos acaba sofrendo atrasos por conta desse estrangulamento. O senador Aloysio Nunes Ferreira lamentou que, sem o ferroanel, os trens de passageiros às vezes tenham que esperar os trens de carga passar para seguir viagem, e vice-versa.
12/05/2011, 01h14 - ATUALIZADO EM 12/05/2011, 01h14
Duração de áudio: 01:49
Ao vivo
00:0000:00