CAE debate criação da rota de integração latino-americana — Rádio Senado
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CAE debate criação da rota de integração latino-americana

18/04/2018, 18h50 - ATUALIZADO EM 18/04/2018, 18h50
Duração de áudio: 02:00
Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) realiza audiência pública interativa para discutir aspectos relativos à viabilidade econômica da Rota de Integração Latino-americana desde o Brasil até o continente asiático, partindo de Mato Grosso do Sul e passando pelo Paraguai, Argentina e Chile. 

Mesa: 
embaixador da República do Paraguai no Brasil, Manuel María Cáceres; 
coordenador-geral de Assuntos Econômicos Latino-americanos e Caribenhos do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, João Carlos Parkinson de Castro; 
presidente eventual da CAE, senadora Simone Tebet (PMDB-MS); 
secretário de Estado de Infraestrutura do Estado de Mato Grosso do Sul, Helianey Paulo da Silva; 
presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de Mato Grosso do Sul, Claudio Antonio Cavol.

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC1: A PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE UMA ROTA DE INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA FOI TEMA DE UM DEBATE NA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS. LOC2: A IDEIA É FACILITAR A CHEGADA DE PRODUTOS BRASILEIROS AOS PORTOS DO OCEANO PACÍFICO. REPÓRTER MARCIANA ALVES. TÉC: A senadora Simone Tebet, do PMDB sul-mato-grossense, defende a criação de uma rodovia que saia de Porto Murtinho e chegue aos portos chilenos de Antofagasta e Iquique, no Pacífico, passando pelo Paraguai e pela Argentina. Metade da obra do corredor bioceânico deve ser executada com verbas do orçamento geral da União, e a outra parte receberia recursos do Paraguai. (Simone Tebet) Garantidos os R$50 milhões para a construção da ponte pelo lado do Brasil, e saber que já está licitada, quase pronta para dar a Ordem de Serviço de metade desta grande rodovia a ser pavimentada, nos deixa muito satisfeitos. (Repórter) O coordenador-geral de Assuntos Econômicos Latino-americanos e Caribenhos do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, João Carlos Parkinson, acredita que a rota vai dar competitividade às exportações argentinas, chilenas e paraguaias, permitindo que esses países vendam os produtos a um custo logístico mais barato no Norte e Nordeste brasileiro: (Parkinson) O corredor abre novos segmentos do mercado brasileiro e vai dar competitividade aos produtos desses países assim como as nossas exportações. (Repórter) Para o embaixador do Paraguai no Brasil, Manoel María Cárceres, é preciso que os governos assumam a responsabilidade da criação da ponte para promoverem, além de uma aproximação econômica, a integração social, cultural e tecnológica entre os países: (Cárceres) A gente fala de integrar o Mercosul com a Aliança do Pacífico, mas não temos estradas, não temos vias de comunicação... por mais vontade política que os governos demonstrem, se não provermos a infraestrutura isso vai ser muito difícil. (Repórter) O Plenário do Senado já aprovou o texto do acordo que cria a ponte sobre o Rio Paraguai, que parte do chamado corredor bioceânico. A proposta ainda precisa ser analisada pelo governo paraguaio. Da Rádio Senado, Marciana Alves.

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