Aprovado nome de Carlos Sobrinho para Comissão de Valores Mobiliários — Rádio Senado
Plenário

Aprovado nome de Carlos Sobrinho para Comissão de Valores Mobiliários

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (05) a indicação de Carlos Alberto Rebelo Sobrinho para ocupar uma das vagas na diretoria da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Carlos Sobrinho é economista e ingressou na CVM por meio de concurso público, o primeiro da instituição, em 1978. Questionado pelo senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) sobre normas de transparência, inclusive na divulgação de salários de executivos de empresas abertas no mercado de capitais, Carlos Sobrinho disse que apesar de alguma resistência inicial, a norma tem sido cumprida.

04/09/2018, 19h23 - ATUALIZADO EM 05/09/2018, 14h59
Duração de áudio: 02:27
Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) realiza sabatina 
de indicado para  exercer o cargo de Diretor da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). 

Em pronunciamento, à mesa, indicado para cargo de Diretor da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Carlos Alberto Rebello Sobrinho.

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Transcrição
O PLENÁRIO DO SENADO APROVOU A INDICAÇÃO DE CARLOS ALBERTO SOBRINHO PARA A DIRETORIA DA COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS, CVM. A CVM É UMA AUTARQUIA VINCULADA AO MINISTÉRIO DA FAZENDA QUE TEM COMO OBJETIVO FISCALIZAR, DISCIPLINAR E DESENVOLVER O MERCADO DE VALORES MOBILIÁRIOS. REPÓRTER PAULA GROBA Téc: (0904 A11 Tempo: 2’26”) – Criada em 1976 para regular e fiscalizar o mercado de capitais do país, a Comissão de Valores Mobiliários tem trabalhado para estimular o acesso cada vez maior das pessoas a investimentos, facilitando as regras para investidores. A afirmação foi feita pelo indicado a um dos cargos de diretor da CVM, Carlos Alberto Rebelo Sobrinho, durante sabatina no Senado. Segundo ele, os investidores incrementam o desenvolvimento do país. (SOBRINHO) Os estudos estatísticos que o crescimento de 1% do mercado de capitais do Brasil significa 0.2 por cento no crescimento da renda per capita do país esses investimentos de infraestrutura que são lançadas debêntures para financiar esses investimentos que o país tanto necessita o Mercado de Capitais e a responsável por 17% dessas necessidades. (REP) Carlos Sobrinho é economista e ingressou na CVM por meio de concurso público, o primeiro da instituição, em 1978. O senador Fernando Bezerra Coelho, do MDB de Pernambuco, questionou sobre normas de transparência, incluindo a divulgação de salários de executivos de empresas abertas no mercado de capitais. Carlos Sobrinho respondeu que apesar de alguma resistência inicial, a norma tem sido cumprida. (SOBRINHO) Uma liminar foi obtida por um grupo relativamente pequeno de companhias que não vinham cumprindo essa norma mas felizmente nesse ano essa liminar foi cassada e então atualmente todas as companhias atualmente estão dando essa informação. (REP) Sobrinho ainda comentou o acompanhamento das autoridades no andamento da moeda virtual recentemente lançada “bitcoin” e os desafios da CVM. Ele citou o equilíbrio da atividade de fiscalização severa a quem comete irregularidades e a redução de burocracia na regulação para manter a confiabilidade do mercado de capitais. O senador Givago Tenório, do PP de Alagoas, reforçou a importância da CVM para dar equilíbrio ao setor financeiro. (GIVAGO) A CVM tem um papel extremamente importante de tentar incentivar e motivar essas empresas porque é uma maneira de captar recursos e talvez muito desse recurso até seja um dinheiro novo entrando no Brasil para fortalecer nossa economia. (REP) Carlos Alberto Sobrinho foi indicado pelo governo para ocupar a vaga de Gustavo Borba. O novo mandato vai até dezembro de 2019. Da Rádio Senado, Paula Groba.

Ao vivo
00:0000:00