CAE aprova indicado para diretoria da CVM — Rádio Senado
Comissões

CAE aprova indicado para diretoria da CVM

A Comissão de Assuntos Econômicos sabatinou e aprovou Alexandre Costa Rangel, indicado para a diretoria da Comissão de Valores Mobiliários. A autarquia é a encarregado de fiscalizar o mercado de capitais. Senadores, como Izalci Lucas (PSDB-DF), ressaltaram as inovações tecnológicas do setor e a necessidade de uma fiscalização eficiente. A reportagem é de Bruno Lourenço, da Rádio Senado.

20/10/2020, 17h39 - ATUALIZADO EM 20/10/2020, 17h40
Duração de áudio: 01:32
Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) se reúne em sistema semipresencial para sabatina de indicados para o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e diretor da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

As reuniões ocorrem de forma semipresenciais, sendo permitida a participação remota dos senadores através de um aplicativo de videoconferência, para debate com os indicados e leitura de relatórios. 

Mesa:
presidente da CAE, senador Omar Aziz (PSD-AM);
indicado para exercer o cargo de diretor da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Alexandre Costa Rangel.


Àbancada:
senador Ney Suassuna (Republicanos-PB), em pronunciamento;
senador Izalci Lucas (PSDB-DF);
senador Telmário Mota (Pros-RR);
senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO).

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues / Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS SABATINOU E APROVOU ALEXANDRE COSTA RANGEL, INDICADO PARA A DIRETORIA DA COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS. LOC: A AUTARQUIA É A ENCARREGADA DE FISCALIZAR O MERCADO DE CAPITAIS. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. TÉC: Senadores destacaram, durante a sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos, a importância da fiscalização adequada em um mercado tão sensível como o de capitais. Izalci Lucas, do PSDB do Distrito Federal, disse que as inovações surgidas com o avanço da tecnologia trazem inúmeros benefícios mas também novas preocupações. (Izalci): As inovações tecnológicas sem a devida regulamentação costumam engendrar crises, como apenas para exemplificar, as mais recentes, nos EUA. Refiro-me à crise gerada pela bolha das empresas de tecnologia, as chamadas ponto.com. E a crise também do subprime, que teve várias causas, uma delas, certamente, a regulamentação financeira equivocada. (Repórter): Alexandre Costa Rangel disse que com os juros baixos é natural que os investidores brasileiros procurem as bolsas de valores e outras aplicações que possam trazer maiores ganhos. Por isso ele defendeu ações de educação financeira. (Alexandre): Considerando o fenômeno de sofisticação dos produtos e serviços disponíveis, bem como o perfil mais jovem do investidor brasileiro, é importante incentivar o uso de canais de comunicação mais modernos e eficazes na disseminação de conteúdo educacional pelo regulador, inclusive por meio das redes sociais. (Repórter): A Comissão de Valores Mobiliários é comandada por um presidente e quatro diretores, todos indicados pelo presidente da República e aprovados pelo Senado. Da Rádio Senado, Bruno Lourenço.

Ao vivo
00:0000:00