Plenário aprova Fernanda Nechio para Diretoria de Assuntos Internacionais do BC — Rádio Senado
Sabatina

Plenário aprova Fernanda Nechio para Diretoria de Assuntos Internacionais do BC

O Plenário aprovou Fernanda Feitosa Nechio para comandar a diretoria de Assuntos Internacionais do Banco Central (MSF 29/2019). A indicação já havia sido votada pela manhã na Comissão de Assuntos Econômicos. Senadores como Irajá (PSD-TO) questionaram Fernanda sobre assuntos como reservas internacionais e a entrada do Brasil na OCDE, Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico. A reportagem é de Bruno Lourenço, da Rádio Senado. Ouça o áudio com mais informações.

02/07/2019, 14h04 - ATUALIZADO EM 02/07/2019, 19h05
Duração de áudio: 01:59
Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) realiza sabatina da indicada para diretoria do Banco Central, Fernanda Feitosa Nechio.

Em pronunciamento, à mesa, indicada para diretora do Banco Central, Fernanda Feitosa Nechio.

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: O PLENÁRIO DO SENADO APROVOU A INDICAÇÃO DE FERNANDA FEITOSA NECHIO (NÉQUIO) PARA COMANDAR A DIRETORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS DO BANCO CENTRAL. LOC: O NOME JÁ HAVIA SIDO APROVADO PELA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÕMICOS, QUE SABATINOU A ECONOMISTA. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. (Repórter) Fernanda Nechio é formada em economia pela PUC do Rio de Janeiro, com mestrado na mesma instituição e na Universidade norte-americana de Princeton, onde também conseguiu seu doutorado. Ela trabalhava em San Francisco, em uma das instituições do sistema de bancos centrais dos Estados Unidos, quando recebeu o convite para assumir a diretoria de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos do Banco Central do Brasil. Senadores da Comissão de Assuntos Econômicos questionaram Fernanda sobre assuntos como o tamanho das reservas internacionais e ferramentas de controle da inflação. Irajá, senador do PSD do Tocantins, quis saber também a opinião de Fernanda sobre a entrada do Brasil na OCDE, Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico. (Irajá) O fato do Brasil ter que abrir mão de uma condição especial dentro da OMC de subsídios, principalmente do que envolve commodities brasileiras, para que sejam requisito exigido para sua inclusão na OCDE, se na sua avaliação, na sua experiência, se isso vai ser benéfico, em que medida, quais são os prós e quais são os contras. (Repórter) Fernanda respondeu que o Brasil teria muito a ganhar com a entrada na OCDE, que reúne as principais economias do planeta que defendem a economia de mercado. (Fernanda) Tem o potencial de trazer um ganho de credibilidade para o país muito grande. E esse ganho de credibilidade no futuro gera redução de risco-país, abre um leque de oportunidades de investimento, os investidores internacionais prestarão mais atenção no país. (Repórter) Sobre as reservas internacionais e ferramentas de controle da inflação, Fernanda disse acreditar que o Banco Central tem atuado com competência para evitar instabilidades e afastar o risco de crises mais sérias. MSF 29/2019

Ao vivo
00:0000:00