Brasil precisa superar obstáculos para manter crescimento, diz ACM Jr. — Rádio Senado

Brasil precisa superar obstáculos para manter crescimento, diz ACM Jr.

LOC: A ECONOMIA BRASILEIRA DEVE CRESCER CERCA DE 7 E MEIO POR CENTO NESTE ANO. É O QUE PREVÊ O BOLETIM FOCUS, DIVULGADO NESTA SEGUNDA-FEIRA PELO BANCO CENTRAL. 

LOC: MAS PARA O SENADOR ANTÔNIO CARLOS JÚNIOR, AINDA HÁ OBSTÁCULOS QUE O BRASIL PRECISA SUPERAR PARA MANTER O BOM DESEMPENHO. 

TÉC: Analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central preveem que o Produto Interno Brasileiro, que é a soma de todas as riquezas produzidas pelo País, deve aumentar 7,55% neste ano. Se a previsão for confirmada, será a maior expansão desde 1985. E para 2011, expectativa é que o PIB cresça quatro e meio por cento. O senador Antônio Carlos Júnior explicou que o crescimento recorde neste ano deve-se à retomada dos investimentos e do consumo, já que a taxa do PIB em 2009 foi negativa em 0,2 por cento, devido à crise financeira internacional. O senador do Democratas da Bahia disse que para manter o bom desempenho ao longo dos anos, o Brasil deve gastar melhor o dinheiro que arrecada com os impostos e superar alguns obstáculos e gargalos na economia. (ACM JR) Nós temos vários gargalos, vários problemas para que possamos ter um PIB mais elevado continuo ano a ano, Para que nós possamos ter um crescimento do PIB mantido num nível mais elevado, nós temos que acabar com alguns gargalos que afetam a economia brasileira: A infraestrutura, a carga tributária e a taxa de juros. Uma série de condicionantes que nós temos de resolver antes de pesarmos de estabilizarmos o crescimento em taxas bem elevadas. (Cardim) Os economistas das instituições financeiras também apontaram o aumento da inflação pelo IPCA, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, com uma previsão de 5,27% em 2010. Mas a expectativa para 2011 é que a taxa recue para 4,98%. A meta de inflação do Banco Central para 2010 e 2011 é de 4,5% por cento, com uma margem de tolerância de dois pontos percentuais. Assim, o IPCA pode ficar entre 2,5% e 6,5% ao ano. Para o dólar, a projeção é que a moeda termine o ano valendo 1 real e setenta centavos.
25/10/2010, 01h02 - ATUALIZADO EM 25/10/2010, 01h02
Duração de áudio: 02:12
Ao vivo
00:0000:00