Brasil pós-88, inovação e fake news serão temas de eventos na Comissão Senado do Futuro — Rádio Senado
Senado do Futuro

Brasil pós-88, inovação e fake news serão temas de eventos na Comissão Senado do Futuro

A Comissão Senado do Futuro aprovou pedido do senador Rogério Carvalho (PT-SE) para a realização de uma agenda de atividades sobre o tema “Análise Crítica do Estado Brasileiro”. A Comissão também deverá planejar eventos sobre a interferência das fake news no debate público e sobre “tecnologia da informação e comunicação na transparência da administração pública e prevenção à corrupção”. A reportagem é de Marcela Diniz.
11/07/2019, 16h44 - ATUALIZADO EM 11/07/2019, 16h44
Duração de áudio: 02:20
Comissão Senado do Futuro (CSF) realiza audiência pública interativa para tratar sobre as Propostas de Emenda à Constituição que tratam de orçamento impositivo. À bancada, senador Rogério Carvalho Santos (PT-SE).\r\rFoto: Jane de Araújo/Agência Senado
Jane de Araújo

Transcrição
LOC: O BRASIL PÓS-CONSTITUIÇÃO DE 88 E AS INOVAÇÕES QUE O PARLAMENTO PRECISA ADOTAR PARA ENCARAR OS NOVOS TEMPOS SERÃO TEMA DE AUDIÊNCIAS NA COMISSÃO SENADO DO FUTURO. LOC: O COLEGIADO TAMBÉM PROGRAMA EVENTOS SOBRE FAKE NEWS E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. REPÓRTER MARCELA DINIZ. TÉC: A Comissão Senado do Futuro quer passar em revista o Brasil pós-Constituição de 1988 e, para isso, o colegiado aprovou a realização de uma agenda de atividades, entre elas debates e missões oficiais de estudo sobre o tema “Análise Crítica do Estado Brasileiro”. As discussões devem servir, de acordo com o autor da ideia, senador Rogério Carvalho, do PT de Sergipe, para a reflexão sobre o que o país deseja, em termos políticos, para o futuro: (Rogério Carvalho): Como nós podemos trazer inovações para aperfeiçoar nosso sistema de governo e nossa democracia. (Repórter): O planejamento dos debates deve ser retomado no segundo semestre, após o recesso parlamentar. Para o senador Zequinha Marinho, do PSC do Pará, um dos pontos a serem avaliados é o nosso atual sistema de governo: (Zequinha Marinho): Quem é o Brasil depois de 88, com a nova Constituição? O que a gente precisa adequar, mudar. O regime presidencialista é o que realmente responde com a velocidade que a gente precisa ou está na hora da gente ver se tem outro? Um parlamentarismo bem trabalhado, co m melhoria do sistema partidário enfim acho que vai ser um momento para a boa reflexão e um bom debate. (Repórter): Para o senador Confúcio Moura, do MDB de Rondônia, o parlamento precisa avaliar a sua história e, também, se preparar para discutir temáticas modernas. Ele lembrou que o Senado chileno promoveu neste ano o seu sétimo “Congresso do Futuro”, um evento que reúne cientistas, políticos e governo em torno de temáticas como mudanças climáticas, bio e nanotecnologias, entre outros assuntos: (Confúcio Moura) No Chile tem uma Comissão semelhante à nossa e foi feito esse mega congresso analisando inteligência artificial, engenharia genética, temática muito profunda que precisa ser analisada, sim para que a gente possa fazer essa prospecção para o futuros do nosso país. (Repórter): A Comissão Senado do Futuro aprovou, também, dois outros requerimentos para que o colegiado promova audiências e estudos sobre a interferência das fake news no debate público e sobre “tecnologia da informação e comunicação na transparência da administração pública e prevenção à corrupção”. Ainda não há data definida para esses eventos. Da Rádio Senado, Marcela Diniz. REQ. 7/2019 (Avaliação do Estado brasileiro) REQ. 8/2019 (Tecnologia da informação) REQ. 9/2019 (Fake news)

Ao vivo
00:0000:00