Brasil pode sediar Conferência do Clima em 2019 — Rádio Senado
Notícias

Brasil pode sediar Conferência do Clima em 2019

A previsão de que o Brasil reserve recursos para poder sediar a Vigésima Quinta Conferência Mundial das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 25 está em um dos artigos da Lei de Diretrizes Orçamentárias, aprovada pelo Congresso em julho. A Conferência que pode ser realizada aqui no Brasil acontecerá no final de 2019. Com a rubrica garantida na LDO, o relator da Lei Orçamentária, senador Dalírio Beber, do PSDB de Santa Catarina, afirma que o Brasil está mais habilitado, pelo menos normativamente, a receber a Conferência Mundial. De acordo com a ONU, a COP 25 deve ocorrer em um dos países da América Latina ou Caribe. Ouça mais detalhes na reportagem de Paula Groba, da Rádio Senado.

24/07/2018, 19h06 - ATUALIZADO EM 24/07/2018, 19h13
Duração de áudio: 02:11
Child sit on the cracked earth and looking to the last pond on the lake. Metaphor for Global warming and Climage change.
Piyaset

Transcrição
LOC: OS SENADORES DALÍRIO BEBER E JORGE VIANA ARTICULARAM A INCLUSÃO DE RECURSOS NO ORÇAMENTO DE 2019 PARA QUE O BRASIL SEDIE A CONFERÊNCIAS DAS PARTES SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS, A COP 25. LOC: O EVENTO, QUE DEBATE OS COMPROMISSOS MUNDIAIS PARA CONTER AS MUDANÇAS NO CLIMA, É VISTO COMO ESTRATÉGICO PARA O PAÍS, SEGUNDO O RELATOR DA COMISSÃO MISTA DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS. DETALHES COM A REPÓRTER PAULA GROBA. (Repórter): A previsão de que o Brasil reserve recursos para poder sediar a Vigésima Quinta conferência Mundial das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 25, está em um dos artigos da Lei de Diretrizes Orçamentárias, aprovada pelo Congresso em julho. A Conferência que pode ser realizada aqui no Brasil acontecerá no final de 2019. Com a rubrica garantida na LDO, o relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias, senador Dalírio Beber, do PSDB de Santa Catarina, afirma que o Brasil está mais habilitado, pelo menos legalmente, a receber a Conferência Mundial. (Dalírio Beber): O Brasil faz parte desse universo e tem se esforçado nos tratados internacionais no sentido de ser contributivo para as soluções no que diz respeito sobre o clima no mundo e por isso a comissão mista de orçamento e a nossa relatoria não poderiam deixar de considerar esta possibilidade. (Repórter): Foi em uma dessas conferências mundiais, na COP 21, que o Brasil se comprometeu a cumprir metas consideradas ousadas para conter as mudanças climáticas, entre as propostas dos mais de 190 países participantes. Ao articular a inclusão do tema na LDO, o senador Jorge Viana, do PT do Acre, que é relator da comissão mista de Mudanças Climáticas e vice-presidente da comissão de Relações Exteriores, disse que o Brasil mais uma vez sai na frente quanto ao tema e tem muito a ganhar recebendo a conferência. (Jorge Viana): Aí, nós passamos a ter uma bela oportunidade de tirar do papel muitas boas ideias e também evitar problemas graves. Daria um arranjo muito interessante uma solidez muito interessante pra tudo que está vinculado às NDCs, a energia limpa a um processo que nos faça reduzir as emissões. (Repórter): O Brasil tem um histórico significativo de promoção de eventos marcantes para a trajetória do meio ambiente, entre eles, a Rio 92 e a Rio +20. De acordo com a ONU, a COP 25 deve ocorrer em um dos países da América Latina ou Caribe. A decisão sobre qual país vai sediar a Conferência será anunciada durante a COP 24, que acontece em dezembro deste ano, na Polônia. Da Rádio Senado, Paula Groba.

Ao vivo
00:0000:00