Brasil e UE vão abrir canal oficial sobre escândalo da espionagem — Rádio Senado

Brasil e UE vão abrir canal oficial sobre escândalo da espionagem

LOC: OS PARLAMENTOS DO BRASIL E DA UNIÃO EUROPEIA VÃO ABRIR UM CANAL OFICIAL DE COMUNICAÇÃO SOBRE O ESCÂNDALO DA ESPIONAGEM.  

LOC: NO FUTURO, OUTROS PAÍSES DO MERCOSUL TAMBÉM DEVERÃO PARTICIPAR DAS DISCUSSÕES QUE COMEÇAM NA SEMANA QUE VEM. O REPÓRTER FLORIANO FILHO TRAZ OS DETALHES: 

(Repórter) A troca permanente de informações entre brasileiros e europeus sobre a espionagem dos Estados Unidos usando a internet e celulares vai começar com uma teleconferência. O evento vai colocar em contato parlamentares com assento em Brasilia e em Bruxelas. O requerimento foi apresentado pelo senador Ricardo Ferraço, relator da CPI da Espionagem. Inicialmente a expectativa era de que o relatório final fosse entregue até o fim deste ano. Agora, a senadora Vanessa Grazziotin, presidente da CPI, admite que os trabalhos possam prosseguir até abril do ano que vem. É quando também vai acontecer no Brasil um evento internacional sobre governança global da Internet. Até lá haverá uma oportunidade para envolver outros países nas discussões. 

(Vanessa Grazziotin) Eu creio que depois desse diálogo com a União Europeia nós vamos ter que provocar o Mercosul. Para que o Mercosul também fale a respeito disso. No relatório ele deverá constar de uma série de sugestões ao Poder Executivo, além de proposituras legislativas que nós deveremos apresentar. 

(Repórter) O diálogo com os europeus acontece no momento em que Mercosul e União Europeia discutem um acordo de livre comércio. As propostas também incluem a diminuição do controle sobre empresas de telecomunicações no mercado brasileiro, dominado em grande parte por corporações da Espanha, Itália, França e Portugal. Para a senadora os dois assuntos não devem ser misturados. 

(Vanessa Grazziotin) Olha, há um esforço muito grande, e nós fazemos parte disto, de tentar separar as relações comerciais, políticas, culturais entre o Brasil e outras nações. 

(Repórter) Representantes da CPI já se reuniram com integrantes da delegação europeia no Brasil. A primeira teleconferência entre parlamentares brasileiros e europeus vai acontecer na terça-feira, dia 17 de dezembro, ao meio-dia. 
10/12/2013, 06h11 - ATUALIZADO EM 10/12/2013, 06h11
Duração de áudio: 02:13
Ao vivo
00:0000:00