Brasil descumpre metas para ensino infantil — Rádio Senado
Comissão de Educação

Brasil descumpre metas para ensino infantil

Aprovado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE), o relatório do senador Pedro Chaves (PRB-MS) revela que o país não cumpre as metas previstas para o ensino infantil no Plano Nacional de Educação. Atualmente, apenas uma em cada três crianças de zero a três anos frequenta a creche, enquanto o compromisso é matricular metade das crianças nesta faixa etária até 2024. O Brasil também não conseguiu colocar os menores de 4 e 5 anos na pré-escola até 2016. Para reverter este cenário, Pedro Chaves apresentou propostas para melhorar o atendimento e aumentar a oferta de vagas, principalmente para as crianças mais pobres. Entre elas, a ampliação do financiamento e das parcerias entre os governos federal, estaduais e municipais; a retomada das obras em creches paralisadas e inacabadas; e o controle da frequência das crianças beneficiadas pelo programa Bolsa Família. A presidente da Comissão, senadora Lúcia Vânia (PSB-GO), lamentou a falta de creches.

11/12/2018, 12h32 - ATUALIZADO EM 11/12/2018, 15h53
Duração de áudio: 02:27
Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realiza reunião para apreciação do relatório de avaliação da política pública. (2ª PARTE): 25 itens na pauta, entre eles, o PLC 88/2018, que estabelece medidas para valorização dos profissionais da educação básica pública.

Presidente da CE, senadora Lúcia Vânia (PSB-GO) à mesa conduz reunião.

Bancada: 
senador Pedro Chaves (PRB-MS);
senadora Regina Sousa (PT-PI);
senadora Fátima Bezerra (PT-RN).

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: O PAÍS NÃO ESTÁ CONSEGUINDO MATRICULAR AS CRIANÇAS DE ZERO ATÉ CINCO ANOS EM CRECHES E PRÉ-ESCOLAS, PRINCIPALMENTE AS DE BAIXA RENDA. LOC: É O QUE REVELA O RELATÓRIO APROVADO PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO COM A ANÁLISE SOBRE AS METAS PREVISTAS PARA O ENSINO INFANTIL. O DOCUMENTO APRESENTA MEDIDAS PARA AUMENTAR A OFERTA DE VAGAS E MELHORAR O ATENDIMENTO, PRINCIPALEMNTE PARA AS CRIANÇAS MAIS POBRES. REPÓRTER GEORGE CARDIM. (Repórter) O relatório do senador Pedro Chaves, do PRB de Mato Grosso do Sul, revela que o país descumpre as metas previstas para o ensino infantil no Plano Nacional de Educação. Hoje, apenas uma em cada três crianças de zero a três anos frequenta a creche, enquanto o compromisso assumido pelo Brasil é de matricular metade delas nesta faixa etária até 2024. O País também não atendeu a meta de colocar todas as crianças de 4 e 5 anos na pré-escola até 2016. A cobertura atingiu 91 por cento e deixou 450 mil menores fora da sala de aula. Ao considerar o cenário desalentador, Pedro Chaves apresentou propostas para melhorar o atendimento e aumentar a oferta de vagas, principalmente para as crianças mais pobres. Entre elas, a ampliação do financiamento e das parcerias entre os governos federal, estaduais e municipais; a retomada das obras em creches inacabadas; e o controle da frequência das crianças beneficiadas pelo programa Bolsa Família. Pedro Chaves ponderou que o investimento na primeira infância é fundamental para as futuras gerações. (Pedro Chaves) “Para além do valor moral e cultural do cuidado e educação das crianças, a educação infantil tem também impactos sociais e econômicos. Estudos recentes têm demonstrado que a primeira infância é um período basilar para o desenvolvimento do cérebro e demonstra que os efeitos das vivências deste período podem se alongar por toda a vida deste indivíduo” (Repórter) A presidente da Comissão de Educação, senadora Lúcia Vânia, do PSB de Goiás, lamentou o descaso do país com os programas de educação infantil e com a falta de creches. (Lúcia Vânia) “A demanda por creche é uma coisa que faz pena a gente ver aquelas mães passando madrugadas nas filas para conseguir uma vaga e isso se repete anos após anos com a total indiferença do poder público” (Repórter) A proposta aprovada pela Comissão deve ser encaminhada para a Presidência da República, ministérios, órgãos e entidades que atuam na área.

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