Brasil ainda tem 13 milhões de analfabetos com mais de 15 anos — Rádio Senado

Brasil ainda tem 13 milhões de analfabetos com mais de 15 anos

LOC: 8,3% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA COM MAIS DE 15 ANOS NÃO SABE LER OU ESCREVER. O DADO FOI DIVULGADO NA PESQUISA NACIONAL POR AMOSTRA DE DOMICÍLIOS, PNAD, DO IBGE, NESTA QUINTA-FEiRA. 

LOC: PARA O SENADOR CYRO MIRANDA, PRESIDENTE DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, É PRECISO CRIAR PROGRAMAS DE INCENTIVO À EDUCAÇÃO PRINCIPALMENTE PARA CRIANÇAS. REPÓRTER LUCYENNE LANDIM. 

(Repórter) No ano passado, o país tinha treze milhões de analfabetos com pelo menos quinze anos de idade. O número representa mais de oito por cento da população brasileira. Em relação a 2012, no entanto, houve uma queda de 0,4% no total. Quase três por cento dessas pessoas tem até 30 anos. Entre 40 e 59 anos, o índice é de 9,2%. Já os idosos, com 60 anos ou mais, representam quase 24% da taxa. O presidente da Comissão de Educação do Senado, Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, afirmou que os números são preocupantes, e que é preciso criar mecanismos para combater o analfabetismo já na infância. Apenas, assim, segundo o senador, será possível reduzir as taxas no futuro. 

(Cyro Miranda) Principalmente combater no jovem, que é onde começa a origem, e esse jovem é o idoso de amanhã. Então tem que ter um programa específico voltado, deixar a criança na escola, não deixar sair. Não é possível um jovem de 15 anos que nunca frequentou a escola, porque se ele é analfabeto aos 15 anos, é porque ele nunca frequentou a escola, ou nós não tivemos um programa para prendê-lo. 

(Repórter) Cyro Miranda afirmou ainda que, além de programas para incentivar a educação, também deve ser feito um trabalho com as crianças que não tem condições de acesso às escolas, o que, para ele, já virou um problema crônico no Brasil. E um dos caminhos para isso é a implantação efetiva do ensino de tempo integral. 

(Cyro Miranda) Quando a gente fala das crianças acima dos 15 anos, são aquelas que estão na rua, que você não conseguiu trazer pra escola, porque se ela até os 15 anos não foi alfabetizada, é um problema social. Esse é um problema crônico no país. Nós precisamos de um programa sério pra tirar essas crianças das ruas, aonde que eu acho que o ensino de tempo integral vai contribuir com isso. 

(Repórter) A região com o maior número de analfabetos com mais de 15 anos é o Nordeste, com um índice de 16,6%. O menor número está no Sul, com 4,2%.
18/09/2014, 04h24 - ATUALIZADO EM 18/09/2014, 04h24
Duração de áudio: 02:04
Ao vivo
00:0000:00