Bolsonaro sanciona lei que facilita empréstimos para produção e comercialização da erva-mate — Rádio Senado
Agricultura

Bolsonaro sanciona lei que facilita empréstimos para produção e comercialização da erva-mate

Entrou em vigor a lei que cria a Política Nacional da Erva-Mate (Lei 13.791/2019), com o objetivo de aumentar a produção, a industrialização e a comercialização do produto, por meio da oferta de linhas de crédito e financiamentos. A lei facilita os empréstimos para a cadeia produtiva da erva, além de incentivar a produção de pesquisas.

04/01/2019, 17h22 - ATUALIZADO EM 07/01/2019, 10h48
Duração de áudio: 01:14
Erva-mate "yerba mate" leaf on the product ready for consumption mate .Picture taken in São Mateus do Sul , Paraná State , the capital of erva-mate "yerba mate".
EmersonCruz

Transcrição
LOC:. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, JAIR BOLSONARO, SANCIONOU A LEI QUE CRIA A POLÍTICA NACIONAL DA ERVA-MATE E FACILITA OS EMPRÉSTIMOS PARA A PRODUÇÃO DA PLANTA. A POLÍTICA OBJETIVA INCENTIVAR A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL, ECONÔMICA E SOCIAL DA CADEIA PRODUTIVA DA ERVA-MATE. MAIS DETALHES COM A REPÓRTER MARIA FERREIRA. TÉC: Entrou em vigor a lei que dispõe sobre a Política Nacional da Erva-mate, que tem o objetivo de aumentar a produção, a industrialização e a comercialização do produto, por meio da oferta de linhas de crédito e financiamentos. No texto da sanção, ainda consta que os órgãos competentes devem incentivar pesquisas públicas e privadas nas áreas alimentícia, bioquímica, farmacêutica, cosmética, entre outras pertinentes, com a finalidade de ampliar a utilização industrial da erva-mate. Na época da discussão, no senado, da proposta que deu origem à lei, a senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, citou a abrangência do marco regulatório da erva-mate. (Ana Amélia) Na área de financiamento, na área de comercialização, na área de pesquisa, em toda a cadeia produtiva da erva-mate. Então, para estabelecer também pesquisas nas universidades, e se você descobrir propriedades, que são medicinais da erva mate que são conhecidos, como eu disse o alto teor de cafeína. (Repórter) A lei também prevê a disponibilização de assistência técnica e extensão rural de qualidade, especialmente para os agricultores familiares, pequenos e médios produtores rurais. Com supervisão de Alexandre Campos, da Rádio Senado, Maria Ferreira.

Ao vivo
00:0000:00